Mas afinal, trabalho e felicidade combinam? Claro que sim! Quando há satisfação real pelo você faz. Então, como conseguir atingir um alto grau de satisfação no trabalho? Usando a regra básica da motivação, bom humor e disposição. E como se faz isso?

O bom humor é um estado de espírito e uma escolha que podemos fazer todos os dias. Você pode escolher entre encarar a vida com positividade ou não. O bom humor é o resultado desta escolha.

Ele é a porta de entrada para o estado desejado da motivação constante. Ter um bom motivo para entrar em ação. Esse é o combustível que alimenta as ações produtivas.

O conjunto disso tudo entrega a sensação gratificante das metas e objetivos cumpridos, de um dia de positividade, de ações motivadas e, a consequência direta é um enorme bem estar que gera a disposição necessária para seguir em frente.

Desta forma, torna-se mais simples manter o foco, inclusive. É um alinhamento interno que produz resultados externos efetivos.

Esse contexto quando aplicado ao trabalho o torna realmente prazeroso e muito mais produtivo. Sabe quando terminamos o dia de trabalho com aquela sensação de missão cumprida? Este estado de satisfação é exatamente do que estamos falando e ele pode ser reproduzido diariamente. Disposição, portanto, é consequência da satisfação. Quanto mais satisfeito estou com o trabalho que desempenho, mais disposição tenho para desempenhá-lo.

Encarar os desafios que se apresentam com bom humor, sem dramas, com objetividade e foco na solução, leva você a saltar a etapa do desgaste físico e emocional e chegar na etapa da satisfação de ter conseguido vencer.

Parece difícil? É bem mais fácil do que se imagina. Com disciplina e determinação, é possível colocar em prática tudo isso. É bem mais uma questão de escolha. Pergunte a si mesmo: Como eu escolho viver o meu dia hoje? Como eu escolho estar no final do dia de trabalho: cansado e aborrecido ou feliz, bem disposto e motivado?

É sua escolha que determina todo o resto. Esta escolha começa por entender e registrar em seu mundo interno "Eu sou o senhor do meu destino. Eu sou o capitão da minha alma". (Willian Ernest Henley, autor do famoso poema que inspirou Nelson Mandela a não sucumbir aos anos de prisão). Ou seja, é você o único responsável. Você está no comando. Você escolhe realizar seu trabalho com motivação, bom humor e disposição, ou não...

Agora que você já sabe como combinar trabalho com felicidade, faça o exercício de observar o quão presentes estão no seu dia a dia a motivação, o bom humor e a disposição.

E a partir desta auto observação faça a sua escolha de como vai viver o seu dia de trabalho!

Até a próxima!

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

CRISTINE TEIXEIRA DA SILVA

Master Coach

Coach e Analista Disc pela SLAC. Espec. em Gestão de Pessoas (MBA Uninter, PR). Espec. em Administração e Marketing (MBA UnL, Lisboa, Portugal). Formação em Liderança Pessoal, Equipes, Empreendedorismo e Duplicação de Lideranças; Treinadora de Líderes (Org. Condor Blanco, Chile). Palestrante (motivação e liderança). Consultora de Projetos Pessoais, Harmonização de Equipes e Feedback.