Desde que o mundo é mundo escuta-se falar que a força do pensamento é capaz de mover montanhas. Será mesmo?

Eu acredito que existe uma grande diferença entre você encher sua mesa de cabeceira de livros de autoajuda, alojando em sua mente uma grande quantidade de informações e depois, fechar os olhos apenas esperando que as coisas aconteçam, tais como: que você resida na casa dos seus sonhos; que você encontre o marido perfeito; que consiga o cargo, o emprego ou a carreira tão cobiçados; que exerça a profissão ideal; que atinja a remuneração tão pleiteada e tantos outros desejos e metas que almejamos constante e intensamente. Você realmente crê que isso seja suficiente?

Vários estudos apontam que quando o ser humano possui pensamentos otimistas, isso o auxilia a encontrar de fato a sua felicidade através da incessante conquista de seus sonhos e metas. Um ser humano otimista é mais habilidoso para ultrapassar os obstáculos que a vida, por ventura, nos impõe.

Compulsando vários livros e lendo outros tantos artigos sobre o assunto, vislumbro uma posição diferente quanto ao tema em análise. Em minha opinião, possuir fé e ter bons pensamentos ao longo do dia, todos os dias, já é um grande avanço para se começar a tentar ver a vida através do chamado “terceiro olho”, mas não é o suficiente.

Eu entendo que seja essencial ao ser humano ‘des-envolver-se’, e isso apenas ocorre quando tomamos consciência (mindful) de nós mesmos e de nossas forças e fraquezas, através do autoconhecimento. E nos envolvemos de nós mesmos nos empodeirando de si próprios.

Deste modo, tão somente quando nosso mindset estiver completamente voltado para dentro de nós, associando isso automaticamente aos conhecimentos adquiridos e possuindo uma mente já treinada para ser sempre positiva, é que poderemos começar a construir pontes sólidas em direção aos nossos planos, metas e objetivos.

“Construir pontes” seria ter as atitudes, seria o agir que conduzem o indivíduo ao seu sucesso e sua realização em algum setor de sua vida, equilibrando todos os demais. Provavelmente, quando você atingir o seu estado de realização, tudo e todos que estão à sua volta irão sentir o reflexo disso, e isso vai se propagando, como uma gota quando cai em rio e transforma a energia em ondas. O universo está todo conectado.

Neste sentido, por estarmos inseridos e vivendo na Era da Informação, observo que a partir do momento em que temos consciência (mindful) do que é de fato útil e necessário absorvermos diariamente, e que podemos desenvolver os filtros necessários, e isso só é alcançável, por meio de uma imersão em si mesmo. Neste momento, poderemos descobrir quais as nossas reais necessidades, e consequentemente, poderemos buscar nos tornar plenos.

Ou seja, através da consciência (mindful), do empoderamento de si próprio é que isso se torna possível. E assim, seremos plenos e capazes de contribuir para a humanidade como um todo, porque passaremos, de fato, a entender qual é a nossa verdadeira missão e aonde queremos chegar.

Deste modo, acessar esses fatores isoladamente, quais sejam: a) mindset programado para pensamentos otimistas e positivos, b) autoconhecimento, c) conhecimento (mind full), d) ação, atitude e) consciência (mindful), por si sós, não o tornarão um vencedor. É necessário que todos estes fatores estejam sendo trabalhados em conjunto e simultaneamente.

Por que querer mover montanhas, se poderemos através de um planejamento estratégico, usando todos os fatores acima em perfeita harmonia dominarmos e nos empoderarmos dela?

Por que ficamos aos pés da montanha, de olhos fechados e parados esperando que ela se mova, se podemos chegar ao topo, e conquistá-la, dominá-la e ainda ter a vista mais bonita de seu topo, com os olhos bem abertos e conscientes?

O indivíduo, unindo todos esses fatores, através de um planejamento estratégico, e sendo conduzido por um profissional de coach competente, é capaz de superar todos os seus limites e sair da zona de procrastinação, chegando ao "topo do Everest de suas metas” através da alta performance.

Assim, seja com o rio, que corre tranquilamente em direção ao mar, e não resiste aos obstáculos, apenas aprender a superá-los sem se desviar de seu rumo. Tome consciência (mindful) de si mesmo e parta agora para uma ação lúcida. O momento é agora, o dia é hoje. Seja sagaz. Be mindful, move on.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.