Metas levam à vitória
“Quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve”. Já ouvi muita gente, desde as mais simples até as mais intelectuais falarem esta frase. A maioria das pessoas não querem qualquer coisa, mas também não sabem o que desejam, e esta “bagunça” não permite que a maioria tenha uma vida plena e satisfeita.

Napoleon Hill aponta que um dos motivos de uma derrota é a falta de propósito na vida, ou seja, a falta de uma meta, um sonho, um objetivo. Coaches atuantes sabem que é bastante comum as pessoas chegarem na primeira sessão sem saber o que querem da vida e não estão satisfeitos com sua realidade atual.

Por não terem algo claro e real em mente, as pessoas foram vivendo das “quaisquer coisas” que foram conquistando e ao assistir o avanço de outros indivíduos a frustração se instalou. Esse tipo de sentimento não ajuda em nada, pois a motivação, autoestima e força de vontade diminuem muito e quem deseja vencer precisa destes três itens elevados ao máximo.

Algumas pessoas acreditam saber ou até mesmo querem algo, mas é um desejo sem alicerce real, apenas baseado em achar algo, fazendo com que o indivíduo não consiga chegar nunca onde deseja, não por falta de esforço ou dedicação, mas por estar lutando por algo totalmente fora da realidade e alcance.

Até aqui já deu para perceber que o coach é o profissional capaz de apoiar a pessoa a não ter um revés em sua vida, pois irá elaborar uma meta. Não existe um processo de coaching sem uma meta definida, e por sua vez ela terá validade, dando a garantia de que o desejo do coachee é tangível a sua realidade atual.

Quem é atuante percebe que ao longo do processo, logo nas primeiras sessões, o coachee já se sente muito mais motivado e seus resultados já melhoram muito, sem mesmo ter atingido a meta.

Isso se deve justamente pelo fato de logo nas primeiras sessões ser estipulado um objetivo, fazendo com que a pessoa pare de lutar por qualquer coisa. A meta traçada fica dentro da realidade e, desta forma, um caminho começa a surgir diante dele, tirando o coachee do túnel, ou pelo menos mostrando a luz no final dele.

Em suma, ao dar suporte para traçar uma meta com validade ao coachee, o coach evita que uma derrota aconteça e também apoia com que a pessoa viva de qualquer coisa, mas sim em busca de algo que realmente irá trazer a satisfação e felicidade para ela.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.