Essa técnica visa auxiliar você a melhorar seu foco, capacidade de relaxamento e a sua criatividade através de um método de meditação oriental.

Trata-se de um exercício simples, mas que pode não ser fácil de ser realizado nas primeiras oportunidades. Quanto mais você praticar, mais fácil se tornará e mais resultados conseguirá obter.

Funciona melhor se alguém puder conduzir o processo para você, mas também funcionará muito bem se conseguir seguir o roteiro sozinho em sua mente.

Comece parando e sentando em um local confortável.

Coloque suas mãos sobre as coxas e feche seus olhos. Concentre-se agora apenas em sua respiração. O primeiro passo é limpar sua mente e se acalmar.

Para isso, você pode testar duas alternativas.

Existem várias técnicas para isso, mas sugiro as duas a seguir pois funcionam melhor. Afirmo isso porque funcionou para boa parte dos meus clientes e, inclusive, comigo. 

Use a que melhor se adaptar.

1- Imagine um céu azul

Imagine agora uma nuvem apenas, do lado direito, bem ao extremo. Imagine que, lentamente, essa nuvem se desloca da direita para a esquerda até sumir do seu campo de visão.

Pouco a pouco, conforme a nuvem se movimenta, concentre-se apenas nela.

Perceba a calma desse cenário e rejeite toda e qualquer interferência, focando apenas nesse movimento, até se acalmar e limpar completamente sua mente.

2- Se imagine sentado, na posição em que se encontra, mas com uma bacia com água embaixo de seus pés

Eles se encontram imersos nessa água. Conforme você inspira, imagine que essa água por dentro de seu corpo, preenchendo-o completamente até acima da sua cabeça.

Imagine que, conforme você expira, essa água vai escorrendo e levando embora todos os pensamentos, tensões, frustrações e ansiedades. E o que resta é uma intensa sensação de relaxamento.

Repita o procedimento até se acalmar e limpar completamente a sua mente.

Agora, uma vez com a mente limpa e mais calmo, vamos começar a meditação.

Passo a passo para meditar 

Ela pode ser feita em qualquer posição, mas, originalmente, é feita sentado sobre os pés, ajoelhado, com os dedões dos pés entrecruzados, o esquerdo sobre o direito (posição também chamada de Seiza).

Estando na posição, já tendo feito o exercício para limpar sua mente, comece a perceber o seu corpo. Comece a focar toda a sua atenção nos dedos de seus pés. Sinta tudo o que os tocam, o calor do seu corpo, as sensações internas e externas e imagine que eles relaxam completamente.

Imagine que todas as tensões se desfazem. Todas as lesões, os músculos e os tendões se rearranjam da melhor maneira possível, deixando uma sensação de relaxamento profundo. Passe então a fazer o mesmo, focando em seus pés.

Depois tornozelos, panturrilhas, coxas, quadril, abdômen, costas, ombros, braços, antebraços, mãos, dedos, pescoço, cabeça, rosto, olhos e língua, etc.

Até que se sinta totalmente relaxado e com as tensões desfeitas, você saberá que atingiu esse ponto quando sentir seu corpo se soltar.

Quando sentir as expressões do seu rosto relaxadas, sua língua solta, tudo completamente solto, sem qualquer esforço de sua parte para manter nessa ou naquela posição. Atingindo esse estado, foque sua atenção em seu corpo como um todo.

Sinta-o relaxar como um todo, aproveitando a sensação. Comece a direcionar sua atenção apenas para a respiração, direcionando seu olhar para o centro de sua testa, ligeiramente para cima. Permita que seu foco seja apenas nesse ponto e na sua respiração! 

Sinta o momento em que vive, tente não pensar em nada. Se surgirem pensamentos neste ponto, faça o seguinte: pergunte a si mesmo, em relação a esses pensamentos, por que eles estão aparecendo? O que querem te dizer? Faça isso com todos os pensamentos! 

Questione a razão para eles aparecerem em sua mente. Vá fundo nos questionamentos em cada um dos pensamentos, até que sejam todos eliminados. Normalmente, depois do terceiro as respostas já não se sustentam e os pensamentos começam a ir embora.

A prática desse método te proporcionará uma ferramenta incrível de relaxamento, que poderá ser feito em qualquer lugar. Além disso, uma melhora expressiva no foco e em sua capacidade criativa.

Quanto mais você praticar, melhor será a sua performance durante o processo, bem como os resultados do exercício. Por fim, e não mesmo importante: anote as sensações e as ações que identificou como necessárias para alcançar sua meta e depois disso elabore o plano de ação.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.