Bom, se você já fez isso alguma vez, nós temos uma coisa em comum: também faço lista de ano novo. Agora, pergunto a você: quantos destes desejos vão se tornar realidade? No fim do ano, que item da lista você terá realmente cumprido?

Não acho errado fazer essa lista. Muita gente fica angustiada por fazer uma lista e não cumprir. Mas, a ideia é justamente fazer com que a sua realização aconteça.

Você já deve ter percebido que, se não fizer nada sobre os desejos da sua lista, nada vai acontecer até o final do ano, ou em qualquer outro ano.

A lista de desejos é muito interessante porque são seus sonhos que estão lá. Melhor ainda será se estes sonhos se tornarem realidade e, para isso, seus desejos devem se tornar metas. Então, como transformar desejos em metas; sonhos em realizações?

Sem querer colocar um plano infalível, eu sugiro o seguinte:

1) Veja o tamanho da sua lista. No entusiasmo do ano novo, você pode ter se comprometido a realizar 8, 10, 12, 14 coisas! Responda honestamente: será que vai dar tempo de realizar tudo isso em um ano, com todas as coisas que você já tem para fazer? Imagino que deva ter duas ou três coisas que são realmente importantes para você. Não tenha dúvida: reduza a lista e foque nelas!

2) Priorize. O que é mais importante realizar da minha lista? Aproveite o pique do ano novo para colocar energia naquilo que você mais quer fazer. Ficou com três objetivos? Faça um de cada vez.

3) Planeje. Quando alguém nos pergunta sobre algo que queremos fazer, é comum termos uma resposta pronta. “É só fazer isso... é só fazer aquilo...” É comum reduzirmos qualquer projeto com esse frequente “É só fazer...” Ora, se era só isso, porque ainda não foi feito? Não quero dizer que as soluções têm que ser complexas, pois não podem e devem ser simples. No entanto, são várias ações que te conduzem a um resultado. Veja quais as ações que você precisa tomar e determine onde e quando.

4) Comece já! Aja. Se não sabe por onde começar, já faça algo esta semana mesmo. Quer emagrecer? Que tal marcar aqueles exames que tanto adiou? Quer fazer uma pós? Que tal visitar as escolas e ver o preço? Movimente o teu plano que ele também te movimenta. Pergunte-se: o que eu posso fazer esta semana para me aproximar do meu objetivo? Já respondeu? Então, faça!

5) Peça ajuda. Há um ditado chinês que diz: “Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe.” Portanto, se você tentou fazer algo sem sucesso e não está conseguindo ver os pontos cegos do seu plano, conte com alguém, peça ajuda. Pode ser com alguém da família, um grupo de amigos com o mesmo objetivo ou passar por um processo de coaching. Seja o que for, um auxílio pode ser bem-vindo.

Lembre-se, o mais importante será sua alegria ao perceber que você foi capaz de realizar aquele sonho. Já se imagine com a meta alcançada. Será legal, não é mesmo?

Então, mãos à obra!

Até a próxima!

Transforme sonhos em realidade

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.

  0   0

Dalton Jesus de Oliveira

Master Coach

Master Coach. Mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC/SP. Membro da Tutoria de Coaching Comissão do Jovem Advogado da OAB-SP (Triênio 2016/2018). Instrutor de Conciliação e Conciliador na Justiça Federal. www.daltonoliveira.com.br email: contato@daltonoliveira.com.br