O serviço de coaching está cada vez mais difundido no Brasil, quando tal assunto surge em uma conversa de trabalho, com amigos e demais reuniões, no mínimo gera curiosidade. Existem aqueles que conhecem o serviço e sabem o impacto que é gerado pelo coaching, e há aqueles que só ouviram falar ou realmente desconhecem sobre o assunto, porém o fato inegável é que sempre é percebido como algo positivo pelas pessoas.

Como psicólogo e life coach, posso notar como a diferença do serviço prestado é visto pela sociedade, em que a psicoterapia ainda possui uma “má fama” pelos leigos, entretanto, o coaching possui justamente o contrário, as pessoas se sentem indagadas em conhecer o processo, questionam e saem com a ideia de realizá-lo assim que possível.

Não venho por meio deste artigo discutir sobre a diferença de serviço entre psicoterapia e coaching, muito menos compará-los quanto o melhor ou pior. Suas atuações e foco são diferentes e ambos são serviços de qualidade.

O que venho discutir é a semente que o assunto coaching gera nas pessoas, e para as que realmente procuram o serviço posteriormente, em sua maioria, vêm com uma pré-disposição favorável a realizar e concretizar o serviço, o que automaticamente reforça o ciclo, pois a pessoa se sente satisfeita com o coaching e propaga esta boa fama do serviço.

Agora, como isto favorece quem procura e quem realiza coaching?

Praticamente há um marketing natural e benéfico para os coaches, independentemente de sua estratégia pessoal de promoção, já existe esta preconcepção de que o coaching é algo bom. O que recomendo é tomar cuidado com as promessas mágicas e usar desta boa fama para algo que deixe seu coachee tão encantado que o serviço irá melhorar a vida dele, que deixe de perceber a realidade que o cerca e pense que não exigirá esforço pessoal.

Portanto, não podemos esquecer que nós coaches também somos responsáveis de manter e melhorar ainda mais esta propagação positiva em relação à metodologia, pois o nosso cliente é o melhor marketing que teremos sempre.

Concluindo, a boa impressão que o coaching gerou no país beneficia a todos, pois propaga um serviço de qualidade para quem procura atingir suas metas, e naturalmente auxilia o coach a difundir mais seus serviços. Uma via de mão dupla em que todos são favorecidos, justamente como uma sessão de coaching.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.