Conhecido também como Coaching de Vida ou Personal Coaching, essa modalidade de Coaching é aplicada no âmbito pessoal, sendo contratado por pessoa física com o intuito de apoiar o indivíduo há criar, identificar e manter o que realmente ele deseja. O processo preconiza a ecologia entre a vida profissional e pessoal, para que haja uma sustentabilidade ao alcançar as metas e submetas apontadas pelo próprio indivíduo.

A modalidade Life Coaching apoia o Coachee (cliente) a se conhecer melhor, levantando seus recursos internos e suas potencialidades, assim o processo leva o Coachee há aperfeiçoar os comportamentos já existentes, e desenvolver novos comportamentos que se fazem necessários para alcançar seus objetivos. As metas trabalhadas nessa modalidade são metas pessoais, como por exemplo: melhorar o relacionamento com familiares, comprar o carro “X”, ou a casa “Y”, ter um milhão de reais, mudança de carreira e assim por diante.

O processo trabalha focado no positivo, mudando a perspectiva do Coachee para as possibilidades e oportunidades existentes. Pois como sabemos, nossa cultura tem o foco totalmente no problema e no negativo, podemos identificar isso nos noticiários, revistas e outros meios de comunicação, outro ponto que exemplifica essa cultura negativista e limitante é a própria fala de nossos Pais e/ou amigos, quando você fala sobre seus desejos e suas metas, a primeira coisa dita por eles é: “tome cuidado”, “isso não vai dar certo”, “duvido”, “será que você é capaz” o Life Coaching vem na contra mão dessa cultura limitante e negativa, o processo promove pensamentos estruturados, possibilitadores, focando na solução e em resultados.

Tendo em vista essa mudando de comportamento, saindo do negativo e entrando no positivo, o Coaching baseia-se na ideia que o indivíduo é responsável pelo que ocorre em sua vida, ele exerce um papel ativo podendo modificar seus comportamentos para alcançar suas metas. A vitimização não faz parte do processo de Coaching, se o indivíduo acredita que o que está acontecendo com ele é de responsabilidade alheia, o mesmo ficará bloqueado e será incapaz de prover mudanças significativas em sua vida, comprometendo assim o seu desempenho e resultados.

O Life Coaching tem como proposta criar uma ponte entre o estado atual (onde o Coachee se encontra) e o estado desejado (aonde o Coachee deseja estar), essa ponte será construída através dos recursos internos do Coachee, para que isso aconteça é necessário saber aonde se deseja estar, pessoas que não tem uma meta ou objetivo bem definido, nunca saberão como chegar, se estão próximos ou distantes do desejado.

“Todos querem ser bem-sucedidos, isso não significa apenas bens materiais, significa ter satisfação em realizar sonhos, e transcender sua felicidade ao próximo” (Adriano Betelli)



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Adriano Betelli

Executive Coach

Life & Executive Coaching pela SLAC. Analista Comportamental DISC e ASSESS. Especialista em Administração e Marketing. Detém vasta experiência em PNL. Organizador do livro " Resultados através do Coaching".