Uma tarefa nada simples como liderar é, ao contrário do que muitos pensam ou dizem, talvez fácil para os que confundem com chefia, que insensivelmente utilizam o poder discricionário para decidir e comandar, na maioria das vezes sem qualquer análise, senso de medida e respeito. Trabalha sob forte estresse, insegurança, desconfiança, receio do resultado negativo e medo da demissão.

Esquece, desconhece ou simplesmente ignora a ideia de que cada membro representa um sentimento, comportamento e não pura lógica. Possuímos competências, pontos fortes e fracos onde o líder sabe identificar e potencializar cada peça representativa para o somatório das forças, alavancando assim os resultados. Afinal, na vida todos temos rotinas em comum, soluções e problemas de toda e qualquer ordem. 

O problema pessoal de um líder não é mais ou menos significante do que os vividos por todos. Por isso, respeite essa diversidade existente em cada indivíduo. Costumo dizer que beliscar machuca qualquer um de nós.

O líder decide por todos, mas ouve a todos. A liderança pelo exemplo exige conhecimento, habilidades e atitude, sendo assim, competência para saber, saber fazer e fazer acontecer.

Quem impõe e convence é chefe, o líder mostra, ensina, usa o conhecimento para persuadir, compartilha sucessos, frustrações e cresce junto. Transforma opiniões diferentes numa única meta. Interage com sinergia e promove um ambiente de segurança recíproca, deixando seu time mais dinâmico e participativo. 

Liderar pelo exemplo é estar junto de cada membro da equipe, prestigiando, conhecendo e reconhecendo com empatia e assertividade o trabalho e esforço de cada um e de todos.

Motive e acompanhe, se realmente estiver junto saberá o perfil individual e de todo o time. Dessa forma, saberá quando será necessário o momento de personalizar sua atenção. 
Transforme sonhos em realidade

Exemplo representa ação, que é vista e sentida todo o tempo.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.