Letra E - Parte 5 - Empreender: Há luz na crise EMPREENDER

Olá, este será nosso 5º texto da série sobre a palavra CRISE e hoje é a vez de falar sobre a última letra, a E que iremos chamar de EMPREENDER.

INFORMAÇÃO
Decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar, pôr em execução; realizar.

“Empreender é: ter sucesso com aqueles que atuam junto de você” (Francisco Valim)

Evite trazer a crise para dentro da empresa - Startup: não tem crise. A conversa é diferente da de empresas grandes. O que você escuta é “quero crescer 200% este ano”, e ninguém se preocupa quanto está o dólar. Se a gente parar para discutir a crise, a gente desiste. Como empreendedor você não gere variáveis macroeconômicas, você gere um grupo de pessoas. É saudável participar da discussão da crise, mas não levá-la para a empresa.

Riscos existem sempre, priorize a alocação de recursos - Os riscos não necessariamente são agravados em um momento de crise. O empreendedor só tem que se preocupar com uma coisa: não ter caixa. É a única coisa que mata a empresa. Você pensa: tenho caixa pra passar qualquer momento de aperto? Beleza. Talvez então eu tenha que crescer ou contratar menos, ser mais espartano nos investimentos, mas não preciso parar de crescer.. É preciso estabelecer objetivos para as pessoas, com recursos financeiros alocados para isso. Se der errado, tem aqui guardado para outro investimento.

Fomente uma cultura de atenção às pessoas e inovação - A criação de uma cultura organizacional que permite a inovação é um processo constante. Quanto mais as pessoas sabem o que é esperado delas, mais eficiente é o processo. Você precisa deixar tudo bem transparente. A pessoa se sente "autorizada" a correr riscos. Se ele erra, a pergunta deve ser ok, erramos o que vamos fazer agora? Se você fala, seu burro, por que não conseguiu? Já era – da próxima vez, ele não tenta.

Então é isso, espero você no próximo. E lembre-se dos 3Cs - Curta, comente e compartilhe.

NÃO ESPERE, FAÇA ACONTECER.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.