Muitos gestores têm dificuldades em acompanhar a equipe e naturalmente serem acompanhados. Muitas vezes, existe a falta de empatia ou boa comunicação entre ambos os lados. Muitos gestores não conseguem entender as diferenças que existem nas relações humanas. Pessoas são diferentes umas das outras, pensam e agem de formas diversas.  


O gestor precisa fazer com que sua equipe o enxergue com entusiasmo, respeito e admiração. Para isso, a escuta ativa deve estar ligada sempre! 
 
Envolto com as pressões diárias, metas, funções organizacionais, pensamento focado em 100% negócio, muitos gestores esquecem o que é mais importante: a relação humana, sua equipe! 
 
Interagir com a equipe, escutar suas ideias, conhecer quem são as pessoas integrantes e o que elas fazem de melhor, além disso é necessário saber transformar e desenvolver funcionários em verdadeiros colaboradores.  


O gestor precisa mostrar para a sua equipe a razão e importância de cada um, deixar claro o papel que cada integrante é responsável em desenvolver. Saber conduzir a equipe a trilhar caminhos que levem ao autodesenvolvimento e crescimento profissional. 
 
Para ter uma equipe competente e de alta performance é necessário treinar e incentivar constantemente o colaborador para exercer sua função com segurança; ensinar e motivar a autogestão em cada funcionário; e formar profissionais e novos gestores sem ter medo de perder a majestade!  


O desenvolvimento técnico e comportamental de cada um da equipe é habilidade do Leader Coach. Um bom gestor é fonte de respeito e inspiração. Esse é o verdadeiro Leader Coach.  
 
Por outro lado, vejo muitos profissionais despreparados e perdidos, sem habilidade de conduzir seus liderados. O engraçado nesta história é que sempre existe uma desculpa ou um culpado para essas atitudes desastrosas.  


Muitos gestores ainda utilizam a metodologia de que eles são seres superiores e seus liderados têm muito a aprender. Quase ninguém admite isso, mas é mais comum do que se imagina. Este é o ponto falho da liderança. Encontramos então, a baixa performance e alta rotatividade. 
 
O desenvolvimento da liderança acontece quando existe a transição do gestor para Leader Coach. Sendo o pilar entre a gestão e desenvolvimento comportamental. O gestor que se permite aprender a ser um Leader Coach aprende a agir como gestor quando é necessário ensinar, educar, aconselhar. 


Vamos lá, se VOCÊ é um gestor, pense em como atua nesta função, quais são suas habilidades humanas com sua equipe, como você é visto por aqueles que estão sob seu comando? Quais serão os benefícios de desenvolver sua liderança e se permitir a aprender a ser um Leader Coach? 


 Lembre-se: VOCÊ está onde caminhou para estar! Depende de VOCÊ fazer acontecer! 

 

 

 
Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificada abaixo.