"Eu não poderia aceitar nada menos. Você tem que ter coragem para seguir um caminho não-convencional. Você não pode avaliar ou medir sua experiência de vida no momento, porque você nunca sabe  quando irá encontrar o verdadeiro caminho que lhe permite encontrar a sua voz. A fonte de todas as minhas experiências me formaram enquanto pessoa e líder."  - Howard Shultz, CEO, Starbucks

 

Durante minha carreira sempre ouvi falar dos tipos de líderes e os tipos de comportamentos de liderança que acreditavam-se serem os melhores, ideais para motivar suas equipes e trazer melhores resultados para as empresas.

 

Um artigo publicado na revista Harvard Business Review  chamou a minha atenção  "O poder da liderança autêntica", é o resultado de um estudo profundo conduzido por  especialistas em Liderança:   Bill George, Peter Sims, Andrew N. McLean e Diana Mayer. O estudo é considerado o mais profundo já realizado ao longos de muitos anos e declara que qualquer pessoa pode ser um líder, mesmo aqueles que a princípio não possuem aptidões ou personalidade vistos como característicos de liderança.

 

O que faz a diferença no líder Autêntico é que ele/ela busca o autoconhecimento através das experiências vividas, principalmente daquelas mais difíceis e que exigiram superação, reflexão profunda e consequentemente, a mudança de comportamento.  

 

A reflexão sobre nosso comportamento, atitudes, atenção e intenção verdadeiras possibilita o estabelecimento de relacionamentos íntegros com as pessoas que estão sob a liderança de um Líder Autêntico.

 

Lideres Autênticos não desempenham papéis para que seus liderados  tenham confiança, comprometimento e cumplicidade para cumprirem suas funções e atividades.  Quanto mais autêntico é um líder mais confiança ele transmitirá aos seus liderados e estes serão motivados e dispostos a enfrentarem quaisquer tipo de situação. Desta forma, a integridade percebida e compreendida pelas equipes conduzirão a resultados e metas conquistadas e sustentadas por um tempo maior daqueles alcançados por um líder não autêntico.




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.