É muito interessante a lei 10.097/2000, que rege a introdução no mercado de trabalho do jovem aprendiz a partir dos seus 14 anos de idade. Mais interessante ainda é receber esse jovem para ingressar na sua empresa para trabalhar pela primeira vez na sua vida. O jovem entra totalmente desprovido de culturas anteriores ou vícios - vem com grande sede de aprendizado, aliado à vontade de se sentir mais maduro, produtivo e o mais importante: ajudar a sua família.

Boas instituições trabalham a base teórica desses jovens antes de introduzi-los no mercado de trabalho. São instituições exemplares que dedicam o seu tempo na preparação de cada jovem na sua maioria, de origem humilde, que saem dessa preparação totalmente transformados e prontos para o seu maior desafio que é fazer parte de um ambiente de trabalho. É muito mais que responsabilidade social – é gratificante observar a evolução desses jovens. Algumas pérolas são descobertas nesse processo – jovens que se destacam e apresentam níveis de engajamento, interesse, determinação e comprometimento, evoluindo rapidamente.

O papel do mentor, aquele que recebe o jovem aprendiz é fundamental para a sua evolução. Os conselhos e feedback irão contribuir verdadeiramente para o crescimento pessoal e profissional desse jovem.

A UNIBES – União Brasileiro-Israelita do Bem Estar Social da cidade de São Paulo, é um exemplo de instituição que exerce esse papel com o jovem aprendiz, preparando-o previamente para ingressar no mercado.

Outra instituição, entre outras que vale ressaltar, é da cidade de Bauru-SP, CIPS – Consórcio Intermunicipal da Promoção Social, que exerce esse papel há mais de 50 anos. Por ser oriundo desse trabalho social, tenho um carinho especial pelo CIPS de Bauru que contribui muito para a minha formação.

O jovem de hoje é muito mais “antenado” e conectado com o mundo – faz parte da geração “Z”. São mais digitais e introspectivos. Seu ambiente é tecnológico e virtual, impossível imaginar para eles um mundo sem internet, smartphone, computadores, etc. Levam a vida com muita informação, pois tudo que acontece é noticiado em tempo real.

Mesclar esse novo perfil pode ser muito interessante para a sua empresa. Pode trazer uma nova visão, um novo conceito, novas ideias e porque não dizer que você pode encontrar um grande profissional que chegou para fazer a diferença no seu negócio.

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.