“Você pesquisou se a maneira como está fazendo uma determinada ação é a mais moderna e correta?" . “Você já fez algo ou algum curso para se atualizar neste ponto?". Basta fazer essas perguntas para que o cliente faça uma grande descoberta.  No começo o cliente acha que estou de brincadeira, mas ao pesquisar descobre que para tudo existe uma técnica capaz de fazer com que a ação traga mais benefícios, como as técnicas de leitura dinâmica e memorização, por exemplo.

De fato, não sabemos tudo, sempre há algo a se aprender. Essa frase que ouço desde criança começou a fazer mais sentido para mim depois que comecei a trabalhar e me beneficiar da metodologia coaching.

Muita gente formada acredita não precisar estudar e se atualizar, pois já é profissional formado e domina totalmente o que faz. Esse engano é bastante comum. Uma vez formado, quanto mais se informar, se atualizar e estudar sobre o campo de atuação, melhor. Sempre vai existir alguém que faça a mesma coisa que nós fazemos de uma maneira diferente e, em muitos casos, até melhor.

Como já escrevi em outro artigo aqui, até mesmo atendendo um coachee aprendo uma coisa nova.

Não se atualizar ou ampliar os conhecimentos é prejudicial, principalmente na parte profissional. Hoje em dia as informações estão disponíveis em todos os lugares por causa do avanço da tecnologia e da internet. Por esse motivo, existe muito mais gente atualizada do que antes, incluindo crianças e adolescentes. O mundo hoje questiona e expõe mais a sua opinião. Estar bem preparado é fundamental para sobreviver a todos os questionamentos que, com certeza, irão aparecer diante de todos os profissionais. Sendo assim, temos que frequentemente nos perguntar: “Será que estou fazendo as coisas da melhor e mais moderna forma possível?". Para responde-la muito tem que ser pesquisado e depois muito terá que ser feito.

Em suma, ao abaixar nosso ego e aceitarmos que constantemente temos que nos atualizar através de leituras e estudos, independente de quanto tempos estamos fazendo algo, nos dará mais segurança e autoridade, nos ajudando assim, a satisfazer uma geração questionadora e muito exigente. Com certeza quem faz isso terá ótimos comentários e receberá muitas indicações, o que sempre traz lucros e melhorias.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Julio Cesar de Oliveira Rondino

Life Coach

Professional Personal Coach formado pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching; Analista de DiSC Profiler, Professor de Inglês formado pela Wizard. Ator e diretor (teatro); Escritor e palestrante; Técnico em processamento de dados formado pelo Colégio Manuel Bandeira.