Se você já se pegou falando (ou pensando) alguma das expressões acima? Tenho a convicção de dizer que você deixou escapar alguns momentos importantes da sua vida porque não preencheu uma lista de coisas a fazer, o famoso “check list”.

O que nos diferencia dos animais é a nossa racionalidade. Basicamente, o que nos faz mais bem dotados intelectualmente que os animais irracionais é a nossa capacidade de raciocinar, organizar o pensamento e tomar atitudes baseadas no que fora pensado (o pensamento precede a ação). Porém, com a rotina em que vivemos – com ênfase aos residentes de grandes centros – é praticamente impossível guiar-se somente pelo que a memória nos permite enxergar rapidamente.

Mas, não precisa entrar em desespero, há uma solução muito simples a qual você pode começar agora mesmo: A Folha de Verificação (ou check list).


Folha de Verificação, uma ferramenta da qualidade.

Como uma das 7 ferramentas da qualidade originais (as primeiras que fazem parte do Circulo de Controle da Qualidade), é parte de um processo que, apesar de grande, é bastante preciso, representativo e assertivo. A Folha de Verificação é de simples aplicação e não possui limites, podendo ser aplicada a qualquer processo.


Folha de Verificação, como funciona?

A Folha de Verificação possui uma característica muito interessante: auxilia a diagnosticar o que se está fazendo de acordo com perguntas pré-estabelecidas em um formulário que pode ser simples ou complexo, dependendo do enfoque dado. Esse formulário depende do assunto abordado especificamente, por exemplo: defeito em peças. De acordo com o problema ou situação apresentada (vamos pensar que estamos com “defeito na produção de peças”), um formulário é preparado a partir do problema, mudando a perspectiva do problema para a solução do mesmo e já prevenindo futuras ocorrências similares através da criação de um histórico. Essa folha deve ser preenchida regularmente e, a cada mudança do cenário, o formulário da Folha de Verificação deve ser alterado de modo a atender fielmente o processo ao qual está submetido.

É importante ressaltar a fidedignidade da lista para que não haja auto sabotagem ou algo a partir de terceiros. Colocar as perguntas certas é tão importante e vital para o processo quanto responde-las de verdade.

Também é importante frisar que o formulário, uma vez não sendo baseado na realidade vivida, pode ser tornar uma pedra no sapato de quem está utilizando-a como ferramenta de aplicação (seja em uma organização, ou na vida pessoal).


Aplicando a Folha de Verificação

- Estabeleça um objetivo no seu dia.

“Mas de novo estabelecer uma meta?”. Sim, de novo. Vida sem meta não é vida, é existência. Não seja somente um sujeito paciente, mas também um sujeito agente. Estabelecendo uma meta, o seu dia funcionará em função daquilo que você deseja alcançar.

- Estabeleça prioridades no seu dia em função do objetivo.

Estabelecer prioridades que estejam diretamente ligadas ao cumprimento do seu objetivo, caso contrário, repense se vale à pena investir seu tempo nessa atividade. Muitas das vezes, não vale à pena olhando apenas para a meta, mas a satisfação pessoal conta e muito para alguns casos específicos. Lembre-se: o responsável e maior beneficiário do seu sucesso é você, portanto, está com você. Para facilitar, escolha três principais atividades que estão diretamente ligadas à sua meta mencionada.

- Reduzindo para maximizar.

Após decidir o objetivo e três atividades que o levará ao sucesso, divida cada um desses itens em 5 partes. Essa divisão tem por função desmembrar atividades para um melhor entendimento da mesma e permitir criar uma visão própria do processo como um todo, observando como cada passo alcançado contribui para a vitória final. Isso é, perceber qual será a sua estratégia.

- Crie sua lista.

Sabendo o objetivo, separando três comportamentos que levam a cumpri-lo ou te aproximam dele, com 5 atos que vão lhe tirar do estado de paragem para o movimento, coloque tudo isso num papel. Aqui, você tem um exemplo bem simplório de uma lista de verificação. Coloque-a num lugar visível, que você possa visitar várias vezes ao dia para não esquecer o porquê você está aqui e o quê você quer.

- Comemore suas vitórias.

Essas partes individuais são pequenos objetivos que estão ligados às três prioridades que são os pilares para o cumprimento do seu intento. Cada pequena etapa alcançada será uma vitória a ser comemorada. Não se furte disso, afinal, cada vez mais isso gerará motivação para que você queira, cada instante mais, chegar ao seu objetivo. E chegar ao objetivo motivado é o que torna sua meta sustentável e promissora.

A Folha de Verificação é uma ferramenta muito simples e customizável. O custo de aplicação é baixo e o Retorno sobre o Investimento é alto, comparado ao investimento que é realizado. Para o bom andamento e cumprimento do desejado, é preciso de foco e disciplina. Ser disciplinado lhe tira do meio da multidão e lhe destaca. As “Ferramentas da Qualidade aplicadas ao Desenvolvimento Pessoal” prima por facilitar o entendimento e a aplicação dessas ferramentas por qualquer pessoa, porque sua melhor ferramenta é você.


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.

  0   0

Estêvão Rodrigues de Souza Ferreira

Life Coach

Personal & Professional Coach, com ampla experiência em indústrias de grande porte. É graduado em Engenharia Química e pós-graduado em Engenharia de Produção, com sólidas habilidades em Ferramentas da Qualidade, Ciclo de Melhoria Contínua (PDCA) e Gerenciamento da Rotina. Fundador do Qualificando-se Coaching (www.qualificandose.com), dedicado a Engenhar Vidas.