“O dia terminou e eu não fiz nada do previsto!”. “A semana passou tão rápido que nem deu tempo para cumprir os prazos”. “Esqueci completamente!”

Se você já se pegou falando (ou pensando) alguma das expressões acima? Tenho a convicção de dizer que você deixou escapar alguns momentos importantes da sua vida porque não preencheu uma lista de coisas a fazer, o famoso “check list”.

O que nos diferencia dos animais é a nossa racionalidade. Basicamente, o que nos faz mais bem dotados intelectualmente que os animais irracionais é a nossa capacidade de raciocinar, organizar o pensamento e tomar atitudes baseadas no que fora pensado (o pensamento precede a ação). Porém, com a rotina em que vivemos – com ênfase aos residentes de grandes centros – é praticamente impossível guiar-se somente pelo que a memória nos permite enxergar rapidamente.

Mas, não precisa entrar em desespero, há uma solução muito simples a qual você pode começar agora mesmo: A Folha de Verificação (ou check list).


Folha de Verificação, uma ferramenta da qualidade.

Como uma das 7 ferramentas da qualidade originais (as primeiras que fazem parte do Circulo de Controle da Qualidade), é parte de um processo que, apesar de grande, é bastante preciso, representativo e assertivo. A Folha de Verificação é de simples aplicação e não possui limites, podendo ser aplicada a qualquer processo.


Folha de Verificação, como funciona?

A Folha de Verificação possui uma característica muito interessante: auxilia a diagnosticar o que se está fazendo de acordo com perguntas pré-estabelecidas em um formulário que pode ser simples ou complexo, dependendo do enfoque dado. Esse formulário depende do assunto abordado especificamente, por exemplo: defeito em peças. De acordo com o problema ou situação apresentada (vamos pensar que estamos com “defeito na produção de peças”), um formulário é preparado a partir do problema, mudando a perspectiva do problema para a solução do mesmo e já prevenindo futuras ocorrências similares através da criação de um histórico. Essa folha deve ser preenchida regularmente e, a cada mudança do cenário, o formulário da Folha de Verificação deve ser alterado de modo a atender fielmente o processo ao qual está submetido.

É importante ressaltar a fidedignidade da lista para que não haja auto sabotagem ou algo a partir de terceiros. Colocar as perguntas certas é tão importante e vital para o processo quanto responde-las de verdade.

Também é importante frisar que o formulário, uma vez não sendo baseado na realidade vivida, pode ser tornar uma pedra no sapato de quem está utilizando-a como ferramenta de aplicação (seja em uma organização, ou na vida pessoal).


Aplicando a Folha de Verificação

- Estabeleça um objetivo no seu dia.

“Mas de novo estabelecer uma meta?”. Sim, de novo. Vida sem meta não é vida, é existência. Não seja somente um sujeito paciente, mas também um sujeito agente. Estabelecendo uma meta, o seu dia funcionará em função daquilo que você deseja alcançar.

- Estabeleça prioridades no seu dia em função do objetivo.

Estabelecer prioridades que estejam diretamente ligadas ao cumprimento do seu objetivo, caso contrário, repense se vale à pena investir seu tempo nessa atividade. Muitas das vezes, não vale à pena olhando apenas para a meta, mas a satisfação pessoal conta e muito para alguns casos específicos. Lembre-se: o responsável e maior beneficiário do seu sucesso é você, portanto, está com você. Para facilitar, escolha três principais atividades que estão diretamente ligadas à sua meta mencionada.

- Reduzindo para maximizar.

Após decidir o objetivo e três atividades que o levará ao sucesso, divida cada um desses itens em 5 partes. Essa divisão tem por função desmembrar atividades para um melhor entendimento da mesma e permitir criar uma visão própria do processo como um todo, observando como cada passo alcançado contribui para a vitória final. Isso é, perceber qual será a sua estratégia.

- Crie sua lista.

Sabendo o objetivo, separando três comportamentos que levam a cumpri-lo ou te aproximam dele, com 5 atos que vão lhe tirar do estado de paragem para o movimento, coloque tudo isso num papel. Aqui, você tem um exemplo bem simplório de uma lista de verificação. Coloque-a num lugar visível, que você possa visitar várias vezes ao dia para não esquecer o porquê você está aqui e o quê você quer.

- Comemore suas vitórias.

Essas partes individuais são pequenos objetivos que estão ligados às três prioridades que são os pilares para o cumprimento do seu intento. Cada pequena etapa alcançada será uma vitória a ser comemorada. Não se furte disso, afinal, cada vez mais isso gerará motivação para que você queira, cada instante mais, chegar ao seu objetivo. E chegar ao objetivo motivado é o que torna sua meta sustentável e promissora.

A Folha de Verificação é uma ferramenta muito simples e customizável. O custo de aplicação é baixo e o Retorno sobre o Investimento é alto, comparado ao investimento que é realizado. Para o bom andamento e cumprimento do desejado, é preciso de foco e disciplina. Ser disciplinado lhe tira do meio da multidão e lhe destaca. As “Ferramentas da Qualidade aplicadas ao Desenvolvimento Pessoal” prima por facilitar o entendimento e a aplicação dessas ferramentas por qualquer pessoa, porque sua melhor ferramenta é você.


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.