Tenho lido diversas matérias a respeito de feedback, um procedimento tão comentado, mas ainda pouco explorado ou praticado de maneira incorreta. 

Mas o que é feedback, afinal? 

No mundo corporativo é o simples ato de dar uma devolutiva sobre determinado assunto, a alguém. É um elemento de suma importância no processo de comunicação, pois tem a finalidade de oferecer uma resposta, um parecer, de maneira a informar as pessoas ou reorienta-las no que precisam melhorar.

Se é algo simples, então por que ainda é pouco realizado? 

Lembro-me de uma vez que ao dar retorno de um processo seletivo no qual o candidato não havia sido aprovado, o mesmo me escreveu a seguinte mensagem: 

"Eu imaginei mesmo que não tinha passado. Pelo caminhar da entrevista, eu estava muito fora do perfil da vaga, ainda mais para ser o único para tal função dentro da empresa. Agradeço muito sua gentileza, simpatia e sua educação antes/durante e depois da entrevista. Isso para alguns candidatos é fundamental, motiva e deixa mais à vontade. Muito obrigado pelo retorno e uma boa tarde Juliana!"

Isto aconteceu em 2012 e até hoje dou retorno aos meus candidatos. Toda vez que agradeço ao candidato pelo simples fato de ter participado do processo seletivo, este agradecimento vem como se o mesmo tivesse conquistado a vaga. 

Então me diga: o que falta hoje para o recrutador realizar uma função que muito cabe a ele fazer? O que o impede de dar retorno aos seus candidatos? 

Pensemos o seguinte: Quando solicitamos um orçamento e não nos respondem, ficamos satisfeitos? E quando participamos de uma entrevista e não recebemos feedback, gostamos? 

Em ambas as situações a resposta é não. Portanto, tenhamos mais respeito com os nossos candidatos! 

Todos eles aguardam ansiosamente pelo resultado e isto gera uma expectativa. 

Vamos pensar em nosso próximo como sendo nós mesmos nesta situação! Tire um tempo no seu dia e se dedique a ligar ou redigir um e-mail agradecendo ao candidato por ter participado do processo e, caso ele não tenha sido aprovado, seja cordial com ele. Não sabemos o dia de amanhã e quem sabe pode ser você que se encontre nesta situação.

Respeito o próximo;

Pratique o bem;

Faça a diferença;

Por um mundo melhor.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.