Na edição de abril e maio de 2015 da revista Harvard Business Review – Brasil - OnPoint, a reportagem de capa destaca a liderança na crise. Ressalta que, em alguns casos, executivos inteligentes e qualificados fracassaram como líderes - e, por outro lado, executivos não tão extraordinários tecnicamente construíram carreiras brilhantes. A matéria avança na direção da importância da Inteligência Emocional, o seu valor para o executivo e o que ela pode representar para o seu desempenho, principalmente nos níveis superiores. Destaca também o artigo (HBR) histórico de Daniel Goleman de 1996 que aplicou a inteligência emocional no mundo dos negócios.

Mas o que é inteligência emocional? Daniel Goleman definiu assim a  Inteligência Emocional: “Ter a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.

Para Goleman são cincos as habilidades da IE: Autoconhecimento; Autocontrole; Automotivação; Empatia (reconhecimento de emoções em outras pessoas); Sensibilidade social (habilidade em relacionamentos interpessoais). Ainda segundo a matéria da HBR , “Quando executivos seniores de uma empresa têm uma massa crítica de capacidades de Inteligência Emocional, suas unidades superam metas de ganhos anuais em 20%." Hoje, o ambiente organizacional é mais complexo e exige mais do executivo por liderar equipes muito mais preparadas e ser inteligente emocionalmente vai favorecer muito a sua gestão com ganho de produtividade.

Dentro do processo de coaching, principalmente executivo, uma ferramenta valiosa e eficaz chamada SixSeconds pode ser utilizada para que o executivo entenda suas competências de Inteligênca Emocional e possa, após aplicada, desenvolve-las, já que ela pode ser aprendida, para alcançar a alta performance. O SixSeconds foi desenvolvido pelo americano Joshua Freedman e está fundamentada em três áreas: Autoconhecimento (autoconsciência); Decisão de Escolha (autogerenciamento); e Empenho Próprio (auto-orientação).

A avaliação de Inteligência Emocional através da ferramenta SixSeconds permite que as pessoas entendam suas próprias competências de Inteligência Emocional, podendo desenvolver e fortalecer sua capacidade de identificar, reconhecer e interpretar sentimentos e necessidades.

O Profissional Coach certificado para aplicar a ferramenta SixSeconds está preparado para trabalhar o seu cliente (coachee), principalmente executivos, no desenvolvimento das competências de: AUTOCINHECIMENTO, que possibilita reconhecer padrões comportamentais e melhorar o aprendizado emocional; de DECISÃO E ESCOLHA que possibilita refletir consequências, a motivação interna, o otimismo e navegar nas emoções; e de EMPENHO PRÓPRIO, que possibilita melhorar a empatia e a buscar metas nobres.

Só o conhecimento e inteligência técnica, portanto, não garante o alto desempenho. Porém, quando o conhecimento técnico está aliado as competências desenvolvidas de Inteligência Emocional, o resultado será muito mais grandioso.

Fonte: Harvard Business Review – Brasil –OnPoint – edição abril/maio 2015



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