Executive Coaching

Como funciona essa modalidade? Conhecido também como Coaching Executivo ou Coaching Empresarial essa modalidade é voltada ao mundo corporativo.

Como funciona essa modalidade?

Conhecido também como Coaching Executivo ou Coaching Empresarial essa modalidade é voltada ao mundo corporativo. Geralmente o processo é contratado pelo RH (Recursos Humanos) para otimizar os resultados da empresa, preparando o colaborador para o próximo nível na hierarquia, ou prover maior engajamento dos profissionais com a meta da empresa.

Os colaboradores que passam por esse processo ocupam cargos de liderança dentro da empresa, como Gerentes, Diretores, e Presidentes, logicamente há empresas que não obedecem essa estrutura, e pode ter outras nomenclaturas diferentes para as tais funções.
A palavra que resume o Executive Coaching é “Resultado”. 

Não há outro motivo pelo qual uma empresa contrata um processo de Executive Coaching, senão for para prover melhores resultados em relação ao estado atual que ela se encontra. Para que ocorra o processo, existem algumas exigências, como por exemplo a empresa deve ter um Modelo de Competências (MD), o Modelo de Competências será o norteador do Executive Coaching, além de ser o balizador de resultados. 

Sem o MD não haverá evidencias que comprovem a evolução do colaborador, dessa maneira o resultado será subjetivo, e como sabemos no mundo corporativo não há espaço para subjetividade. 

O Modelo de Competências é uma estrutura composta de competências necessárias para cada cargo dentro da empresa, como por exemplo: um Gerente deve ter 7 competências para exercer a sua função, “Visão”, “Foco no Cliente”, “Persuasão de Vendas” e etc. Já o Diretor deve ter essas setes do gerente mais duas, “Aperfeiçoamento Continuo” e “Tino para o Negócio”. 

Seguindo esse exemplo básico podemos descrever o que é um MD, e para que serve? O MD é utilizado com norteador no Executive Coaching, é utilizado no processo de seleção e promoção, além de estar totalmente alinhado com o planejamento estratégico da empresa, visando o futuro de médio a longo praza da mesma.

Essa modalidade promove o desenvolvimento e a consolidação de competências nos Coachees, através de sessões de uma hora e meia semanalmente, por ser um processo mais complexo do que o Life Coaching, normalmente esse processo leva trinta sessões. 

Durante o processo o Coachee responderá o questionário Assess, que é uma ferramenta desenvolvida por psicólogos para avaliar o ambiente organizacional dentro de um modelo de competências. O Assess é aplicado três vezes durante o processo, antes da primeira sessão, na decima quinta e na última, assim fica claro a evolução do Coachee.

O Executive Coaching tem foco na meta da empresa e não nas metas pessoais do Coaching, logicamente que um colaborador ao passar por um processo de Executive Coaching terá ganhos profissionais e pessoais, pois sairá mais capacitado e com competências aprendidas, desenvolvidas e consolidadas, é isso ele levará consigo por toda vida.

“Um Executivo que trabalha em alta performance desencadeia um efeito positivo enorme na empresa, e isso pode significar milhões de reais de lucro. O retorno do Executive Coaching é fantástico”. Adriano Betelli



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Adriano Betelli

Adriano Betelli

Executive Coach

Life & Executive Coaching, PCC, PECC, pela SLAC. Experiência em PNL. Formado em Educação Física, 2010. Administração e Marketing Esportiva, 2011. Especialista em Fisiologia do Exercício, 2014.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.