A maioria das pessoas acredita em crenças adquiridas através do meio social, pela educação recebida pelos pais, pela orientação adquirida na escola ou também por vivências próprias. Algumas crenças são motivadoras para a vida, porém existem aquelas que são denominadas limitantes.

As crenças motivadoras são eficazes e essenciais na vivência de todo ser humano. Entretanto, as chamadas crenças limitantes são desmotivadoras e devastadoras, pois podem colocar em risco o alcance dos sonhos, objetivos e afazeres do dia a dia. E o que se torna preocupante é quando ocorre o afastamento ou o término de muitas relações saudáveis. E quando as crenças limitantes ganham poder, geralmente assumem o cotidiano de qualquer pessoa, até mesmo aquela mais otimista e desbravadora. É neste momento que é indicado o início do processo de coaching.

O método é recomendado para quem já efetivou os objetivos, mas ainda compreende que faltam questões a serem resolvidas e solidificadas, e se torna eficaz para quem busca a clareza daquilo que deseja realizar. Também é indicado, para aqueles que persistem em algo e na véspera da realização surge algum imprevisto e não efetiva o objetivo. Neste caso, podem estar ocultas questões que ainda não foram percebidas. Como por exemplo: as crenças limitantes, a autossabotagem, a ausência de coragem, o receio de se afastar das pessoas que fazem parte do cotidiano, o medo do sucesso, alguma fobia dentre outros fatores que geralmente são revelados nas sessões de coaching.

O coachee como é chamado a pessoa que procura o processo, é convidado a realizar de oito a doze sessões. Estas reuniões de coaching duram 50 minutos, neste período são elencados o autoconhecimento, as tarefas para o cumprimento do plano desejado, as dificuldades encontradas para a realização das metas, as crenças motivadoras e limitantes. Além de outras demandas importantes que também são abordadas com foco na realização da meta almejada.

Dificilmente o propósito não é realizado no processo de coaching. Quando isso acontece, na maioria das vezes são por motivos revelados no decorrer das reuniões. Ou por conta de algo oculto na vida do profissional e o mesmo ainda não tomou consciência. Em alguns casos o resultado não é significativo na vida do coachee, ocorrendo assim a mudança e o fortalecimento de outra meta inspirada pela pessoa.

E você acredita que chegou o momento de procurar um coach?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.