Estratégia profissional
Em meio à crise, com índice de desemprego explodindo, muitos jovens estão iniciando suas carreiras com certa insegurança. As inseguranças ficam por conta da desaceleração econômica que também atinge os colaboradores. Dessa forma, o crescimento profissional fica mais lento.

Isso não é um problema para as gerações mais velhas, pois os mesmos estão acostumados com instabilidades e com o desenvolvimento equilibrado da carreira, ficando mais tempo em cada estágio da escada profissional, ganhando maturidade e experiência antes de saltar para o próximo degrau.
 
Agora, as gerações mais novas tendem a querer uma carreira mais dinâmica e veloz, acostumadas com a velocidade das tecnologias, os mais jovens precisam desenvolver resiliência e paciência para galgar os passos profissionais. 

Essas duas competências são essenciais para que o profissional aprenda a lidar com frustrações, perdas, ganhos, momentos de derrotas e vitórias. Essas situações fortalecerão o profissional, desenvolvendo a sua inteligência emocional.
 
Existem alguns indicadores para os profissionais mais experientes que podem fazer com que eles entendam que o ciclo dentro daquela companhia está chegando ao fim. 

Alguns estão relacionados às seguintes perguntas: Quando as suas ideias não são mais ouvidas? As segundas-feiras são desesperadoras? Você conta as horas para que o dia acabe? 

Esses indicadores mostram que o profissional não está motivado com o trabalho, seja pela falta de estímulos, desafios ou pela satisfação pessoal. Nesse momento, a carreira não progride nem mesmo em baixa velocidade, como se espera em situação de recessão econômica, mas ela está morta. 

Em dado cenário, é importante fazer um voo sobre as áreas pessoais e profissionais para se posicionar estrategicamente no mercado de trabalho, encontrando novos desafios e ativando todo o seu potencial.
 
Sem dúvida, o momento vivido hoje não é propício para se fazer uma troca de carreira sem estratégia, o coaching de carreira está sendo o propulsor dentro dessa situação, apoiando os profissionais a se reorganizarem com maestria no mercado, colhendo benefícios como: engajamento profissional, levantamento das suas potencialidades, pontos a serem desenvolvidos, posicionamento estratégico, dentre outros. 

Ao conhecer a si mesmo profissionalmente, você é capaz de guiar a sua carreira de forma impressionante e surpreendente, obtendo resultados e desenvolvimento.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.