Muitos líderes ainda não desenvolveram a capacidade de ouvir. Alguns acreditam que seja mais importante falar do que ouvir.  
 
Vivemos em uma sociedade em que a liderança está substituindo gradativamente o gerenciamento. E quando falamos em liderança a primeira impressão que nos vem à cabeça são as várias habilidades necessárias a liderar alguém ou um grupo de pessoas.

O que muitos ignoram é que a liderança é construída com base em relacionamentos, e que para ter um bom relacionamento é essencial desenvolver uma escuta atenta. Não é possível estabelecer relacionamentos de confiança sem ouvir e compreender as pessoas.

A escuta atenta é a capacidade que o líder possui para se concentrar na fala, expressões ou comportamento do seu liderado.

É preciso lembrar que, uma das habilidades dos líderes é entender as pessoas antes de começar a liderá-las. Esta habilidade muita das vezes torna-se prejudicada pela impaciência de alguns líderes, em especial para as lideranças de alto nível.

Aperfeiçoar a habilidade de ter uma escuta atenta é a melhor maneira de desenvolver os seus liderados, pois saberá como extrair as melhores habilidades, descobrir onde querem chegar e quais competências profissionais ainda serão necessárias desenvolver para gerar os melhores resultados para a organização.

Confira 3 dicas para desenvolver uma escuta atenta na sua liderança:

Demonstre interesse na fala do seu liderado

Dessa maneira o colaborador se sentirá ouvido e que sua opinião é levada em consideração. Ao demonstrar interesse, o liderado se interessará a promover novas ideias para melhorar seus resultados e consequentemente os da empresa.

Escute atentamente

Não só demonstrar o que o liderado fala é preciso escutar atentamente o que está sendo dito, pois é nessa hora que você, como líder, poderá ter insights que farão com que o trabalho em equipe ou algum processo diário seja otimizado. Uma forma de escutar atentamente é parar tudo que está fazendo e se conectar com o colaborador, mostrando que o que ele está dizendo está sendo levado em consideração. 

Não interrompa seu liderado

Deixe seu colaborador se expressar, e caso você acredite que aquela conversa está indo além do que foi programado, espere seu liderado finalizar e peça um momento para refletir sobre o que foi passado. Interromper alguém que está falando traz um sentimento de desrespeito e desconsideração pelo que está sendo dito. 

E não se esqueça: a essência da liderança está na sua capacidade de escutar atentamente! 

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