Coaching não é Mentoring. O mentoring é o processo pelo qual um profissional com vasta experiência e que conhece muito bem o assunto, o mentor, atua através de sugestões, opiniões, dicas e seu histórico de sucessos e fracassos com o foco de ajudar o seu mentorado a atingir suas metas. No coaching, não há sugestões, opiniões, dicas ou compartilhamento de históricos por parte do Coach.

Coaching não é Consultoria. Na consultoria um profissional altamente qualificado naquele segmento faz a análise dos problemas existentes e desenvolve planos de melhoria. A consultoria também pode prestar assistência para solucionar o problema. O Coach não audita, diagnostica ou dá soluções ao cliente.

Coaching não é Terapia. A terapia tem foco em tratar uma pessoa, prover cuidados médicos. Esses cuidados só podem ser prestados por um terapeuta com formação ou especialização no assunto. Algumas linhas terapêuticas tratam medos, fobias, limitações e uma série de outros sintomas, buscando as causas no seu passado. O coaching atua no atingimento de metas focando sempre no futuro.

E o que é o coaching então?
É uma nova profissão que se utiliza das melhores práticas de diversas disciplinas, como filosofia, psicologia positiva, terapia cognitiva, gestão de negócios e estratégia, de uma forma estruturada, focando no atingimento de metas.

O coaching é um processo que tem começo, meio e fim e que procura, por meio de ações, elevar o desempenho e estimular mudanças positivas em indivíduos, grupos ou empresas. A metodologia tem foco em otimização da vida profissional e pessoal.

O coaching é o processo de apoiar uma pessoa na identificação e criação de metas, acessando e desenvolvendo seus próprios recursos internos e encontrando recursos externos que podem lhe apoiar a atingir sua meta.

O coaching estimula você a entrar em um estado de alto desempenho através da sua vontade e respeitando suas possibilidades gerando auto comprometimento com suas tarefas e sua meta. Isso tudo sem dar palpites, indicações, informações, sugestões, etc. Se utilizando apenas de técnicas de perguntas estruturadas e de ferramentas especializadas.

Coaching na prática
No primeiro momento o Coach apoia seu cliente a definir uma meta e uma estratégia para atingi-la, de forma que mantenha a vida profissional, pessoal e social sempre equilibradas. Durante todo o programa de coaching há uma colaboração mútua para o desenvolvimento de novos comportamentos e a consolidação de novas competências.

Todo o processo se dá basicamente através do diálogo entre o Coach e o cliente com o foco em produtividade e resultados. As perguntas elaboradas minuciosamente pelo Coach visam desafiar, estimular, orientar e encorajar seu cliente a caminhar em direção a sua meta, experimentando novos comportamentos e aprendendo com suas experiências.

Benefícios do Coaching
Estes são os 10 principais ganhos que as pessoas tem em suas vidas privadas e profissionais que as fazem procurar um programa de coaching.

Aumento da produtividade;
Redução do nível de estresse;
Ganhos de desempenho;
Resultados mais rápidos;
Pensamentos mais claros e nítidos;
Mais dinheiro, mais segurança;
Realizações significativas;
Vida mais gratificante e feliz;
Muito menos problemas;
Maiores lucros e rentabilidade.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Kleber de Souza Pinto

Leader Coach

MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informações pela UFF, certificado no curso de Gestão de Pessoas pela FGV, Especialista em Gerenciamento de Projetos pelo PMI, certificado no curso de Desenvolvimento de Equipe Comercial da Fundação Dom Cabral, certificado no curso EMPRETEC da ONU / SEBRAE. Saiba mais www.klebersouzacoach.com.br