Ao percorrer as prateleiras das livrarias existem dezenas de livros falando sobre o poder pessoal e o empoderamento, que é um tema que tem fascinado muitas pessoas.

Nas sessões de Coaching tenho ouvido muitas pessoas dizendo que querem ser ou se sentir empoderadas. No entanto, muitos livros associam o empoderamento à falta de empatia, desligamento das responsabilidades, bem como a vingança e humilhação das pessoas que não corresponderam as suas expectativas.

Neste contexto, o empoderamento é algo externo que precisa afetar outras pessoas: o meio social.

De acordo com o dicionário, empoderamento é a capacidade do indivíduo realizar por si mesmo as mudanças para evoluir e se fortalecer; ausência de restrições externas que possibilitem a pessoa viver seus valores; trazer o poder que lhe cabe para dentro de si; coragem e fé em si mesmo; não perder sua essência e tomar o poder para si.

Veja que interessante: o verdadeiro empoderamento é algo interno e tem a ver com a relação da pessoa consigo mesmo.


Como se empoderar?


Uma pessoa só pode se sentir plena e realizada se ela tiver vivendo um estilo de vida alinhado entre crenças e valores pessoais, junto com as suas necessidades humanas supridas. Podendo, assim, viver de acordo com sua essência, reconhecendo suas qualidades e seus pontos de melhoria e ainda assim conseguindo se expressar livremente e ser autêntica.

O primeiro passo é o autoconhecimento seguido por um alinhamento da sua vida com seus valores, crenças e necessidades individuais.

No processo de Coaching isso é trabalhado de maneira profunda e eficiente.

Ao desenvolver tais recursos de comportamento, você sentirá leveza, segurança e um sentimento de plenitude. Isso, por consequência, irá melhorar seus relacionamentos interpessoais, conquistando a admiração das pessoas.

O empoderamento só é possível de dentro para fora.

O reconhecimento de outras pessoas é apenas uma consequência de seus recursos internos desenvolvidos.

Então, empodere-se!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.