Tudo o que fazemos em nossa vida é movido por um propósito. Se uma vida é vivida sem propósitos ela é uma vida sem sentido, por consequência, sem motivações. Acordamos todos os dias impulsionados por um dínamo interno, algo a fazer, algo que dará cor, luz, som, forma ao nosso dia. Isso se chama motivação. Então gostaria de trazer aqui essa questão: - o que te move?

Tudo está dentro de você e associado ao seu propósito, ao seu valor pessoal. É isso que dá sentido à vida. Seja gerar e criar um filho, fazer um trabalho social, crescer na carreira profissional, comprar o primeiro imóvel, resgatar um grande amor, ou apenas levantar pela manhã para ir comprar seu pão. Tudo tem a ver com o sentido de vida, com sua finalidade. Buscar e identificar internamente o dínamo que nos impulsiona é simplesmente deixar de agir por rotina, automaticamente. Buscar o propósito de vida é dar sentido a cada amanhecer e por lenha na fogueira da alma.

Falar em motivação em um momento de grande crise político-financeira no país, com dólar subindo, desemprego aumentando pode parecer meio estranho, não é? Não, não é! Porque nossa força interna não deve depender de circunstâncias, sejam elas quais forem. Somos capazes de vencer quaisquer dificuldades com nossa vontade de fazer, com nossa motivação, com nosso propósito de vida e criatividade. E, nós brasileiros somos ou não somos um povo criativo? É só olhar em volta e ver quantos exemplos temos de pessoas que encontram de uma maneira diferente, muitas vezes até divertida, dar a volta na crise e vencer as dificuldades.

Todos os dias eu vejo diferentes cenários, alguns sorriem mesmo sem “ter nada” enquanto outros são tristes mesmo “tendo tudo”. Aqui a ambivalência é relativa, o que é tudo e o que é nada? Na verdade cada um tem internamente o seu próprio motivo para seguir adiante e, é o seu propósito de vida que o impulsionará. O foco é um dos norteadores nesse sentido aqui relatado. Os valores pessoais estão diretamente associados com a maneira de enxergar o mundo à nossa volta, com a forma como lidamos com as circunstâncias e com o sentido de busca em nossas vidas. A maneira de perceber, como por exemplo, na ilustração do copo com água pela metade, se ele está praticamente cheio ou praticamente vazio. Essa percepção dependerá sempre da maneira como a pessoa que o vê enxerga a vida, se realisticamente de forma positiva ou negativa. Sempre é melhor enxergar de maneira positiva, com foco no presente e futuro, visando o sentido de que podemos ser melhores e buscar o melhor a cada dia em nossas vidas.

O que nos motiva é o combustível que dá força para “correr atrás” do que queremos a cada amanhecer. Todos os dias se abre diante de nós um leque de possibilidades e oportunidades para realizar o que sonhamos e o que buscamos. Encontrar dentro de nós esse motivo para agir, essa energia canalizada em alguma direção é o ponto central do propósito de vida humana.

Desejo sempre que tenhamos como motivação diária e uma das metas de vida o foco sempre no positivo, no presente e futuro, e em tudo o que pudermos fazer de melhor a cada dia por nós e pelo próximo! Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo com nossas atitudes reais dia após dia!

Então, você já identificou o seu motivo para agir? O que te move?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.