Você já se perguntou por que não sobra mais tempo como antes? Trabalha muito e não vê resultados? Se não tiver na empresa as coisas não andam? São perguntas difíceis de responder, porém fáceis de entender.

Quando se inicia o negócio, é natural que o empreendedor mergulhe em suas atividades preocupando-se em desempenhar as atividades operacionais da empresa. Sua atenção está voltada ao desenvolvimento, produção e vendas dos produtos ou serviços, sendo o primeiro a chegar e o último a sair da empresa. O sucesso, neste momento como empreendedor, está mais voltado ao operacional, ou seja, “meter a mão na massa” e fazer.

Com o passar do tempo o negócio cresce, mais colaboradores, produtos ou serviços e os processos cada vez mais dependentes do dono. Neste ponto, o dia já não é mais suficiente e o trabalho se estende noite adentro. A sensação é que quanto mais se faz, mais trabalho aparece. Os controles já não são os mesmos e há sensação de que o trabalho não tem mais resultados financeiros como antes. O empreendedor começa a perceber que ninguém faz melhor que ele. O estresse toma conta e muitas vezes há um princípio de caos na empresa.

Você já viu história semelhante a essa? O que fazer nestes casos? A seguir algumas dicas para o gestor sair do operacional:

1 - Descreva os processos principais da empresa criando padrões definidos e identificando possíveis gargalos. Com esta ação será otimizado o tempo e irá garantir a satisfação dos clientes e colaboradores. Lembre-se que o sucesso está em quem erra menos e não em quem acerta mais;

2 - Delegue mais aos colaboradores, sendo que para isso, o treinamento e a capacitação precisam ser constantes. Desta forma o gestor terá maior segurança em afastar-se do operacional sobrando mais tempo para pensar no seu negócio. Lembre-se que: quem muito trabalha no operacional, não sobra tempo de ganhar dinheiro;

3 - Disponibilize as informações necessárias para a execução das atividades operacionais do negócio de maneira que os colaboradores não necessitam questionar o gestor cada vez que um problema cotidiano aparece. Lembre-se que, o que mais estressa as pessoas numa organização, são informações desencontradas;

4 - Promova incansavelmente o trabalho em equipe fazendo com que cada colaborador se sinta um pouco dono da empresa. Desta forma o empreendedor poderá ficar fora da empresa por um bom tempo tendo a certeza que as coisas irão acontecer mesmo não estando presente.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.