Desenvolvendo hábitos de sucesso

Hoje escrevemos sobre um tipo de comportamento muito importante para que você consiga chegar ao topo do sucesso e, consequentemente realizar todos os seus sonhos e metas: os seus hábitos. Seus hábitos, hoje, são hábitos que te fazem trilhar a caminhada rumo ao sucesso que tanto deseja? Seus hábitos influenciam as pessoas positivamente ou negativamente?

Já parou para pensar que você pode ser, ou levar uma vida exatamente igual a dos seus pais ou das pessoas as quais você tem um extremo carinho, ainda que você não admita?

Isso acontece muitas vezes, principalmente quando você não consegue sozinho identificar dentro dos elementos que nos levam ao sucesso, um elemento chamado autocritica. A jornada para se tornar uma pessoa melhor, seja em relação ao mundo, uma cidade ou apenas para gerar uma mudança na vida das pessoas a sua volta, exige algum esforço e, esse esforço que chamamos apenas de "mudança" incomoda muita gente, exatamente porque grande parte das vezes, as pessoas tem que olhar para si e admitir que "não está bom".

Olhar para si, admitir erros e se prestar a trabalhar neles não é tão fácil, principalmente porque o nosso cérebro tem um papel fundamental nesse processo, nos proteger. É isso aí, nosso cérebro é o que podemos chamar de agente protetor, com uma nobre missão: buscar sentimentos, sensações e informações dentro da nossa cabeça para que de algum modo, sempre justifique os comportamentos errados das pessoas que gostamos, para que pareçam certos. Você não leu nada errado, é isso mesmo, o seu cérebro procura justificar os erros das pessoas que você gosta, para que você possa continuar convivendo bem com elas e dessa maneira, o seu cérebro aceita como certo o erro alheio.

Todas essas informações recebidas pelo cérebro são armazenadas em um lugar chamado hipocampo, que é responsável por receber e guardar todas as suas memórias de curto prazo.

O que acontece com todas essas informações?

Existem duas formas de como essas informações são recebidas pelo cérebro e por consequência como elas influenciarão no seu processo de formação. Vamos falar primeiro do modo de proteção do cérebro que justifica erros repetidamente. Esse modo leva o nome de continuidade.

Continuidade porque um dos modelos de formação de hábitos é a repetição de padrões, ou seja, ver repetidamente os erros e maus hábitos alheios e repeti-los. Vamos para um exemplo prático e rápido:

Digamos que você perceba o quanto alguém que você gosta é respeitado por onde passa por ser conhecido como ríspido e grosseiro, ainda que você vá em vários lugares diferentes ao longo dos anos, aquela informação recebida continuamente parece persistir e não mudar. Seu cérebro com a nobre missão de te proteger, irá buscar informações que usadas de modo adaptativo justifiquem as atitudes dessa tal pessoa que você gosta.

Como? Lhe fazendo pensar que as pessoas é que não entendem o fulano, que são reclamonas e na verdade é que elas é que são ríspidas e grosseiras com quem você gosta.

Automaticamente, seu cérebro passa a aceitar essa postura ríspida e grosseira de quem você gosta como sendo certa e, em pouco tempo, está lá você com os mesmos hábitos. Isso acontecerá de forma ainda mais rápida se você tiver o desejo de ser vista como aquela tal pessoa "respeitada".

Esse efeito se estende a hábitos como falta de organização, falta de respeito e carência.

Está aí um grande motivo para nos esforçar com o intuito de entender as pessoas a nossa volta pois muitas podem apenas estar sendo uma repetição de padrões adquiridos.

Vamos para o segundo modelo de formação de hábitos, que demos o nome de SHOCK. Esse modelo é o do forte impacto emocional. Quando você é exposto ou se expõe a algum forte impacto emocional e isso acontece muito enquanto criança, as informações recebidas de forma impactante ficam fortemente gravadas na sua cabeça, o que vem no futuro também a intervir no seu processo de formação.

Normalmente, traumas e medos são decorrentes desse modelo. Exemplo rápido:

Uma queda quando criança pode levar essa mesma criança depois de adolescente, a ter medo de altura.

E o simples fato de uma forte presença do fator medo, leva a outros medos, como medo de escuro e etc.... e então o medo se torna hábito.

Dois processos de recebimento de informações levam a hábitos e, te levaram a ter hábitos que você tem hoje, do recebimento de informação continua ou do recebimento de informação sobre forte impacto emocional.

Para pensar e refletir

Porque todas essas informações sobre formação de hábitos?

1 - Para que você possa mergulhar em você mesmo, entender os seus hábitos e a formação deles.

2 - Trabalhar de modo objetivo e consciente para modificar os que te atrapalham de prosseguir.

3 - Desenvolva hábitos saudáveis de leitura, reflexão, planejamento e organização, de previsibilidade, de compreensão das diferenças das pessoas.

4 - Desenvolva o hábito de servir e contribuir com o seu conhecimento prático e teórico.

Isso é mergulhar em si, trabalhar na sua vida e nos seus hábitos.

Escolha a direção certa para FAZER A DIFERENÇA e manter-se firme na caminhada pelo SUCESSO.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Fabio Vicentin Alvarenga

Fabio Vicentin Alvarenga

Life Coach

Professional Life & Personal Coach, membro da Sociedade Latino Americana de Coach, com 18 anos de experiência em gestão de empresas, diretor comercial da Mega Pão Vale do Assu, empresa especializada em publicidade e gerente administrativo do ITEC Brasil, escola de capacitação profissional. Telefone: (84) 99920-4851 E-mail: fabio@fvacoah.com.br Site: www.fvacoach.com.br

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.