Tem se sugerido que nosso comportamento é 80% reação e 20% ação por escolha! Por esse motivo temos atitudes, comportamentos e pensamentos repetidos do qual não são produtivos e muitas vezes maléficos para nós! Como por exemplo, agressividade, timidez e outros.

Ocorrem distorções desde que nascemos, todos vemos o mundo por meio de óculos coloridos: nossa perspectiva dos outros é distorcida por nossa história psicológica, que determina nossas crenças e valores. Por exemplo, se vivenciei a violência física quando criança, poderia crescer vendo o mundo como um lugar perigoso e todos ao meu redor como uma ameaça potencial. Não verei as pessoas como elas são enquanto meus óculos forem coloridos por minha história, meu condicionamento.

Essa distorção pode fazer com que eu seja tímido ou agressivo com os outros. Só quando me tornar consciente da minha perspectiva distorcida é que poderei compensá-la ou alterá-lá. Ser informado sobre isso tem pouco impacto, perceber o mesmo por mim é muito mais importante!  
O descondicionamento pode ser alcançado pelo Coaching e mantido pelo autoconhecimento.

3 perguntas de Coaching podem ser usadas como um mantra quando identificado esse tipo de pensamento ou comportamento repetidamente.

De onde vem o impulso para essa ação, pensamento ou sentimento?
Essa é uma escolha minha ou a opinião de meus pais, da empresa ou de minhas normas culturais?
Isso é verdadeiro ou é uma suposição ou uma crença?

Naturalmente quando reconhecemos o condicionamento, temos a oportunidade de escolher se queremos aceitá-lo ou alterá-lo. Se não reconhecemos, permanecemos uma vítima dele!

Até que ponto são verdadeiras ou válidas as crenças e pressupostos que tomamos como verdadeiros? Leva tempo para nos desfazermos da bagagem dos condicionamentos e crenças questionáveis, mas a medida que a peça cai fora do caminho a vida dica mais leve! Os verdadeiros valores que levam a um modo de vida correto surgem de dentro e são íntegros, não impostos!.

Você sabe quais são seus valores fundamentais?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.
Transforme sonhos em realidade