Para exemplificar, peço licença para contar um pequeno causo do início da minha vida profissional.

Era meados de 2003 e eu tinha acabado de assumir um novo desafio. Comecei empolgado com a nova função, que era numa consultoria, fui cultivando boas expectativas em relação à nova experiência. Contudo, para minha surpresa, pouco mais de dois meses depois eu não estava contente com a rotina e sentia que faltava algo.

Era uma ótima oportunidade e não era fácil identificar os motivos do meu descontentamento. Apesar de gostar das atividades desenvolvidas ao longo da minha jornada de trabalho e de ter outras tarefas extras, inclusive na universidade, o meu sentimento era de uma automática rotina “acorda-trabalha-dorme”.

Depois de bastante reflexão e de alguns goles etílicos, numa tarde de sábado, descobri o que estava me faltando. Eu sentia falta de ver o entardecer! Eu carecia de olhar para o sol se escondendo no horizonte! Eu precisava degustar o fim de tarde! Degustar a chegada da noite!

Então, no final daquele ano comecei a trabalhar noutra empresa, onde era possível sair às 17 horas, além dela ser localizada num ambiente mais dinâmico e aberto. Desta vez, foram bons momentos!

No meu caso, era o entardecer. Vale lembrar que cada pessoa tem os seus momentos a serem degustados. Momentos que funcionam como “fontes de energia ou escape” em meio à rotina apressada dos dias atuais. Para algumas pessoas, a “fonte de energia” é degustar o momento do café ou da ida à livraria após o almoço. Para outras, pode ser o trajeto diferente para o trabalho ou aqueles 2 minutos de prosa com seu vizinho na saída do prédio. Enfim, é preciso descobrir.

Em suma, é essencial pararmos um instante e identificarmos o que queremos degustar. Precisamos sempre refletir para encontrarmos os momentos que faltam para completar nosso sentimento de felicidade.

E você? O que quer degustar? Degustar o entardecer? Degustar momentos? Degustar a vida?

Abraços



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Francisco Odelmo Leitão Diogo

Life Coach

Coach membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. É Economista e Contador, com Especialização em Negócios Financeiros. Possui mias de 10 anos de experiência profissional no sistema financeiro, inclusive atuando na gestão de equipes de alta performance.