Seus liderados estão motivados?

O que motiva cada membro da sua equipe?

Se você conseguiu responder as duas primeiras e se enrolou com a terceira, leia esse artigo, pois ele lhe apoiará a alcançar melhores resultados.

Quem é você? Um Líder ou um Chefe? Com certeza você já deve ter lido vários artigos que explicam detalhadamente a diferença entre essas duas figuras, ou viu um post no Facebook ou Instagram. Simples! Líder é aquele que motiva e impulsionas os demais, independente se estão abaixo, ao lado ou acima dele na hierarquia dentro da instituição, o líder não necessariamente é o dono da empresa ou a pessoa com o maior cargo no setor, o líder detém algumas características: está sempre motivado, busca sair da zona de conforto, quer sempre algo novo, apoia outras pessoas, não tem medo de perder seu cargo e/ou ser superado por um subordinado, ouve o que os outros têm a dizer, procura inovar, cumpre o que fala, é responsável, assume seus erros, entre outras inúmeras características.

Você tem esses comportamentos característicos de um líder?

E com essas características, um bom líder consegue criar um ambiente para que seus colaboradores se motivem, que o colaborador sinta-se valorizado e respeitado, pois o grande líder sabe que a motivação é intrínseca e precisa ser despertada nas pessoas. Se a motivação não vem de dentro, como um fogo ou uma coceira, ela não será sustentável. Por isso volto a terceira pergunta inicial: O que motiva cada membro da sua equipe? Conheça melhor a sua equipe e saberá!

Cada indivíduo demonstra uma preferência comportamental e, ao saber qual a preferência comportamental de cada membro da sua equipe, você, líder, saberá como criar um ambiente favorável, por consequência aumentando assim a satisfação dos membros.

Ao conhecer as preferências você pode prevenir futuros problemas de relacionamento e de desempenho, por exemplo: quantos empresários já perderam o melhor vendedor por achar que ele seria um bom gerente? Sim, a pessoa era ótima em vendas, atingia as metas, dava os melhores resultados, quando você decidiu dar o cargo de gerência a essa pessoa, agora esse mesmo vendedor, que adorava falar, contar história, e geralmente chegava atrasado, tem que dar exemplo, cobrar os outros e ser mais formal do que ele era. Resumindo a história, você teve que dispensar o mesmo seis meses depois.

Ao conhecer as características e preferências pessoais você, como bom líder, conseguirá estruturar sua equipe da melhor forma possível, criará o melhor ambiente, atingirá os melhores resultados com sua equipe. Hoje existem ferramentas que identificam essas preferências comportamentais e lhe darão um relatório formal sobre as características predominantes de cada colaborador.

O que você, líder, acha de ter a disposição uma ferramenta cientifica com mais de 90% de exatidão, contando com o respaldo psicológico, atende a uma série de padrões e exigências e que lhe apoiará na tarefa de conhecer a sua equipe? Essa ferramenta já existe, é o DiSC.

O DiSC é aplicado individualmente e, acompanhado de uma devolutiva garante um resultado eficiente e poderoso. Essa devolutiva feita por um Coach capacitado deixa o processo ainda mais leve e seguro, mesmo porque esse relatório sem uma interpretação adequada não será totalmente proveitoso.

Faça a diferença e crie o melhor ambiente para sua equipe.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Adriano Betelli

Executive Coach

Life & Executive Coaching pela SLAC. Analista Comportamental DISC e ASSESS. Especialista em Administração e Marketing. Detém vasta experiência em PNL. Organizador do livro " Resultados através do Coaching".