Comunicação ascendente significa como eu me
comunico com meus superiores, descendente com os colaboradores, lateral com
meus pares e transversal com os demais stakeholders.
Podem parecer complexas demais estas classificações e muitos gestores devem se
perguntar: como trazer para um cotidiano atribulado tantos conceitos e
torná-los práticos? Por que abordar e se portar de forma diferenciada com cada
público se a informação é a mesma? Dúvidas pertinentes, afinal, o conteúdo é o
mesmo sim, porém, o efeito desejado em
cada camada de público é bem distinto.
Em qualquer processo de comunicação o
gestor deve ter clareza sobre o efeito desejado e deixar a cargo de seus cinco
sentidos a melhor construção sensorial para a informação ser transmitida. Isto
significa dizer que a forma mais eficiente de comunicar é utilizar as
características positivas da sua essência, aquelas que são natas. Se você se
expressa bem verbalmente, aborde através da fala, desde que seja conciso, traga
exemplos, fatos e dados para sustentar a comunicação. Se você é um bom ouvinte,
utilize-se de gráficos e fluxos para amparar sua argumentação.
Nada é mais eficiente do que manter e
respeitar seus pontos fortes, ou seja, sua essência. Colocando-a na base de
todo e qualquer processo comunicacional, a naturalidade com que você abordará
qualquer mensagem traduzirá credibilidade sobre o tema e consequente segurança
por parte do interlocutor. Desta forma, mantenha as suas características
individuais fazendo a melhor combinação entre seus cinco sentidos e sua razão.
Clareza na estruturação das ideias é outro fator que deve ser considerado para uma boa
comunicação com os diversos públicos da organização. Fique atento na contextualização. Preocupe-se em esclarecer a outra
parte sobre o que, como, onde e quando determinado fato aconteceu ou acontecerá
e o porquê disto. Esteja empenhado em gerar um significado para tudo que
informar. Se você é líder e vai comunicar a fusão da sua empresa com outra, por
exemplo, para os colaboradores você poderia ressaltar os benefícios que isto
acarretará a todos; se for o presidente a comunicar o fato aos seus diretores deverá
destacar os objetivos estratégicos, como uma ampliação de share; se o gestor for comunicar a algum de seus pares deverá focar
na importância daquilo para todas as áreas da organização; e se for comunicar a
um fornecedor, a relevância será na necessidade de contar com o apoio para o
fornecimento redobrado da matéria-prima, tendo em vista a ampliação da
produção.
Afora a contextualização diferenciada, a forma com que a comunicação será feita,
também deve ser observada. Faça um pequeno resumo do que deve ser dito para
cada público. Cinco frases no máximo, contemplando respostas para as perguntas:
o que, como, onde e quando, destacando principalmente o ?porquê?. Esta compilação
norteará seu processo comunicacional para com cada stakeholder, seja pela escrita ou pela linguagem verbal. Lembre-se
ainda de que o corpo fala o tempo inteiro, portanto, gestos exagerados podem
ser interpretados como ansiedade e, ao contrário, a ausência de gesticulação
pode trazer ao discurso uma percepção de timidez excessiva ou insegurança. O
bom senso, diante de cada cenário, deverá prevalecer sempre.
Como os líderes comunicam o tempo inteiro,
inclusive quando estão em silêncio, observe que os seus comportamentos são sempre
analisados e geram interpretações diversas. Atenção para não optar pelos extremos
em sua comunicação corporal, falada ou escrita: Muito ou pouco, bom ou ruim, simples
ou complexo, baixo ou alto, gargalhadas e murmúrios, enfim, prefira sempre o
caminho do meio, como já dizia Buda.
Com o hábito destas práticas o gestor estará
apto a se relacionar com toda a cadeia de stakeholders
organizacionais. Mas, é preciso treinar e aculturar o perfil comunicacional em seu
DNA. Nenhuma grande estratégia terá
sucesso se não sair da cabeça de seus líderes e for assimilada por aqueles que
tocam a operação. Por isto é necessário ser Gestor Comunicador, 24 horas por dia.
Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.