Realizar uma boa formação é essencial para o Coach. Entretanto, a excelente formação é a primeira etapa de sua carreira. Ele precisa comunicar a sua existência para o mundo, obter clientes, tornar-se respeitado.

Nos últimos anos, as tecnologias/mídias digitais impactaram profundamente a forma como nos comunicamos. Por um lado, aprimoraram nossa capacidade de manter um contato mais próximo com nosso público-alvo e de cultivar relacionamentos pessoais com novos clientes. Em contrapartida, passaram a demandar comunicadores mais eficazes e hábeis em elaborar mensagens claras e convincentes.

Hoje, já há um consenso de que as mídias digitais são os canais mais impactantes, e baratos, para comunicar uma mensagem ao mundo.  Logo, esse é um caminho natural para um Coach se comunicar. 

Como fazer isso? Criando um site, uma Página no Facebook e um Canal no Youtube, talvez utilizar o Linkedin, o Twitter, o Instagram, o Pinterest, etc.

Parece simples, mas a realidade é mais complexa. Em primeiro lugar, precisamos ter clareza de que um Coach é uma marca, seja ele um profissional liberal ou sócio de uma empresa. E como toda marca que está iniciando, há um caminho a ser percorrido:

- Visibilidade (seu público vê você);

- Reconhecimento (seu público reconhece valor no que você comunica);

- Engajamento (seu público interage com você, curtindo, comentando, seguindo,etc);

- Transação (seu público contrata você);

- Recomendação (seus “agora” clientes falam bem de você).

As mídias digitais permitem tudo isso. Porém, sem estratégia de comunicação, os resultados são pífios. Em pesquisa que realizamos, verificamos que na maioria dos casos, os canais de mídias sociais são pouco vistos e obtém baixo engajamento.

A solução é uma comunicação estratégica, que envolve quatro elementos: conhecer o seu propósito, compreender o seu público, selecionar uma estratégia de estrutura de mensagem apropriada e identificar o canal apropriado.

O seu propósito: Você precisa se perguntar porque está escrevendo, falando ou comunicando. Sua intenção será compreendida facilmente pelo seu público? Eles precisam ir longe antes de entender o que você pretende?

O seu público-alvo: Costumo usar a expressão “olhar reverso”. A comunicação que gera resultados deve ser analisada do ponto de vista do seu público, e não do seu. Você precisa adaptar sua comunicação às necessidades e interesses do seu público. E não se esqueça que público é uma generalização perigosa: você está dialogando com pessoas (uma a uma).

A estrutura de mensagem apropriada: Os melhores comunicadores adaptam e organizam suas mensagens para sua audiência em vez de falar o que pensam à medida em que suas ideias surgem. 

Há duas estratégias a considerar: a abordagem indireta (que segue um formato mais tradicional em que a ideia principal é apresentada na conclusão) e a direta (que permite que o público se familiarize com você e sua mensagem antes de ouvir sua recomendação ou solicitação de ação). Essa abordagem também é muito útil nos contextos de público hostil ou resistente, uma vez que seu objetivo primeiro é estabelecer um terreno comum.

A abordagem direta apresenta a ideia principal no início da mensagem, e foca nos resultados de sua análise, ao invés dos passos que você tomou para chegar a ela. Indo direto ao ponto, há um menor risco de que seu público perca o interesse em tentar descobrir a sua mensagem.

Selecionando o canal apropriado: Uma vez que você já sabe o que falar, para quem e como, escolher os canais torna-se crucial para seu sucesso. É muito importante ter em mente que, no mundo digital, cada canal tem sua força e contexto.

O Youtube é um ambiente mais calmo. As pessoas se dispõem a passar alguns minutos assistindo você. Se o assunto for quentíssimo ou se quiserem muito mais de você, o vídeo pode ser longo;

Já o Blog traz um ambiente ainda calmo onde você pode fazer reflexões e compartilhar ideias mais elaboradas. Muitos dizem que um post deve ser curto, mas não leve muito a sério. Se o conteúdo for realmente relevante, seu público irá até o fim;

O Facebook tem um ambiente casual e rápido. Excelente para mensagens rápidas, frases, links para posts de Blog, frases inspiradoras, etc;

O Instagram é um ambiente ultrarrápido, que muda constantemente;

O Linkedin traz o ambiente formal, corporativo. Nem pense em falar de política, religião, etc.

Ainda há o Twitter, Snapchat e cada dia aparece um novo. Não se apegue às minhas frases mas preocupe-se em entender a realidade de cada momento.

A propósito, entenda sem meias palavras que não há mais a figura pública e privada. Você é um só. O que você posta no seu perfil do Facebook impacta na sua imagem profissional.

Uma comunicação estratégica é o conjunto de ações articuladas, com os objetivos de tornar um Coach uma autoridade em sua área e de gerar ações, por parte de seu público, que resultem em benefícios para o Coachee e para o Coach.  Quem se comunicar estrategicamente terá uma vantagem competitiva extraordinária.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.