Conta a Bíblia que um dia Deus chamou o profeta Jonas para ir a Nínive falar que suas maldades chegaram até seu conhecimento e que a cidade seria destruída, mas ele se negou tomando um barco em direção oposta à esta. Durante a viagem, a embarcação quase afundou e quando os tripulantes descobriram que o incidente foi provocado pela desobediência de Jonas, o atiraram ao mar. Jonas então, foi engolido por um grande peixe; ele passou três dias no seu interior até que finalmente foi devolvido à praia. Depois disso, Jonas cumpriu sua missão, mas não ficou satisfeito com seu desdobramento, permanecendo infeliz.
Este complexo de Jonas se refere à pessoa que tem medo das mudanças, do sucesso, de ser diferente e, por isso, de ser rejeitado; prefere renunciar à originalidade e viver isolado, conformado com seu destino, deixando as coisas como estão. 
Enquanto você só planeja o futuro, não existe o confronto, mas se este começa a se aproximar, ai as coisas começam a mudar, tanto física como psicologicamente. Quantas vezes você já deixou de fazer algo porque travou devido ao medo?
Quem tem baixa autoestima não irá conseguir suportar o êxito. Ao melhorar seu padrão de vida, a tendência é se boicotar, pois não se considera merecedor. Ser bem-sucedido em algo desperta emoções complexas, muitos acham que o sucesso pode trazer críticas e ameaças, gerando uma ansiedade muito grande, fazendo que com isso algumas pessoas desenvolvam bloqueios, que leva ao boicote. Nesse caso seu maior inimigo é você mesmo. 
Mas por que as pessoas sabotam o próprio sucesso? 
O que pode parecer estranho é mais comum do que imaginamos: ser bem-sucedido causa medo em muita gente. A pessoa que se sabota com frequência pode ter medo do sucesso. Não se acha capaz. A insegurança faz parte das características desta pessoa.
O medo acontece devido a qualquer situação que seja percebida como ameaçadora. Ex: Jonas é o arquétipo da pessoa que possui medo de sua autorrealização e foge ou não aceita sua vocação; então apesar da confiança que lhe foi atribuída por Deus, Jonas sentia-se incapaz, inseguro, indigno, e, por essa razão, buscava o anonimato. Em termos conceituais e amplos, considera-se que a pessoa com esse complexo procura sabotar sua autorrealização, e, quando isso não é possível, sente-se desconfortável diante de sua capacidade criativa. Neste caso não seria uma restrição imposta pelo ambiente, mas sim uma forma de auto vitimização. 
Transforme sonhos em realidade
Observamos esta situação no ambiente organizacional, onde o complexo de Jonas pode manifestar-se em algumas situações como, por exemplo, aquela em que o indivíduo tem várias ideias durante uma reunião, mas opta por não expô-las por medo de suscitar o olhar e críticas dos demais. Ou ao perceber que seu chefe não está sendo suficientemente eficaz, mas, por admirá-lo, cala-se com medo de criar algum mal estar.
Alguns liderados podem apresentar bloqueios em sua capacidade criativa para continuarem anônimos e aceitos pelos demais. Nesse caso, o líder precisaria ter uma percepção para identificar esses talentos e fazê-los superar o complexo de Jonas. Dessa forma, o líder auxilia o liderado a desenvolver sua capacidade.
O coach apoia seu coachee para que este possa vencer seus medos através da superação de crenças limitantes e do conhecimento dos eventos futuros. Por exemplo: a pessoa tem medo de entrar em um quarto escuro que esta bem a frente, porque acredita que tenha algo aterrorizante em seu interior, o coach irá fazer esta pessoa obter os recursos necessários para saber que naquele quarto tem um interruptor, que ela sabe onde esta, e após ligado, a luz acenderá, quando ela o fizer vai ser possível ver com clareza tudo que tem no quarto, como também que não ha nada de aterrorizante lá. Além disso saberá o que acontecerá após ter entrado no quarto e o que mudará em sua vida após esta conquista. Esta mudança no mindset promovida pelo processo de coaching certamente exclui o medo do coachee e o aproxima da meta desejada.
Existem algumas formas para enfrentar o medo:
Tenha autocontrole da situação.
Mantenha o foco.
Visualização (veja o futuro, tente enxergar claramente o que você irá encontrar).
Exercite a respiração e postura.
Saiba quem é bom nisso, como esta pessoa faz.
Perguntas de Coaching (chegando lá, como prosseguir).

Se você tiver força de vontade, conseguira vencer seus medos, e certamente estará liberto para alcançar o sucesso e a felicidade.
Vença seus medos, vença na vida !




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0
  Whatsapp

Marcelo Gaspar Pinto

Executive Coach

Especialista em metas – Palestrante, Life & Executive Coach, Analista DISC®.Médico desde 1994, e empresário. Atualmente ministro palestras com foco na realização de Metas, coach, sendo pós graduando em Gestão em finanças e auditoria na Fundação Getúlio Vargas.