O ser humano é uma fonte inesgotável das mais diversas emoções e expressa através do seu comportamento às principais características de sua personalidade, até mesmo de forma inconsciente. E por isso que cada vez as competências comportamentais são valorizadas pelas empresas.

Se antigamente revelar os verdadeiros sentimentos era considerado inapropriado, pois havia um padrão de postura profissional a ser seguido, hoje as emoções são vistas por outro ângulo e com muita importância pelos entrevistadores de organizações.

Muitas delas, por exemplo, quando realizam um processo seletivo não avaliam o candidato só pelo seu currículo, onde constam sua formação e competência, também não se prendem as suas experiências anteriores, além desses itens importantes, eles avaliam também você como pessoa.

E essas competências comportamentais, ou seja, a pessoa que você é vai pesar no momento da contratação. E isso ocorre por que a forma que você lida com suas emoções influencia diretamente no seu trabalho, tanto de forma positiva, quanto de forma negativa.

Quais são as competências comportamentais mais valorizadas pelas empresas

A sua aptidão em lidar com as emoções irá influenciar o seu comportamento no dia-a-dia da empresa, incluindo sua performance diante das atividades e até a convivência com outros funcionários e gestores. E esses são critérios que no cenário atual, são considerados de extrema importância.

Isso impacta diretamente no crescimento e desenvolvimento das organizações, assim como no fluxo da rotina diária das mesmas. Afinal de contas, a empresa precisa da sua produção e dos demais funcionários com a máxima eficiência e plena capacidade.

Vejam algumas dessas competências comportamentais que se encontram como as mais citadas quando se tratam de mercado de trabalho segundo profissionais de RH e executivos dos mais variados segmentos.





Criatividade;

Inovação;

Prudência;

Flexibilidade;

Otimismo;

Assertividade;


Valorização da qualidade de vida;

Compartilhamento de conhecimento;


Mesmo estas sendo as mais citadas de modo geral, não são as únicas, podemos citar também intuição, paciência, persistência, comprometimento, responsabilidade, consciência ambiental, respeito à hierarquia, e muitas outras.

Que essas características que são valorizadas pelo mercado, isso é um fato inegável, mas não significa que seus conhecimentos adquiridos na formação não sejam importantes. A verdade é que você deve integrar sua formação com essas competências comportamentais.

Qual a importância dessas competências

Da mesma forma que busca por competências técnicas através de faculdades, graduações e pós-graduações, cursos, treinamentos, palestras, congressos, livros, treinamentos, entre outras fontes de conhecimento. Deve buscar as competências comportamentais através do autoconhecimento.

É essa prática de autoconhecimento que leva à compreensão e domínio sobre suas próprias habilidades, postura, capacidades, conhecimentos, oportunidades de melhoria e potencialidades. Independente da área de atuação.

Cada empresa tem um perfil de profissional que considera o ideal para desempenhar suas atividades, e pode variar de acordo com as necessidades da organização e as mudanças do mercado. Mas, para se tornar um profissional bem visto, é necessário se desenvolver de maneira completa.

Essa integração de valores e conhecimentos vai possibilitar a empresa avaliar suas reais condições de desenvolver a função na qual você concorre e também a viabilidade de te manter no cargo com o passar do tempo. Sendo de grande importância para ambas as partes.

A empresa, a título de sobrevivência mesmo, no mercado competitivo, necessita de bons profissionais e ao mesmo tempo, bons profissionais precisam de empresas estabilizadas no mercado.

A principal importância das competências comportamentais no mercado profissional é a possibilidade de ser melhor não só como profissional, mas também como ser humano profissional. Pensando em você, na empresa e nos outros funcionários como um todo.



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