Os vínculos humanos geralmente estão voltados para o nosso convívio familiar, educacional, afetivo ou profissional, sendo que no último, passamos a maior parte de nossas vidas. O ser humano é eminentemente social, ele não vive isolado e sim em contínua interação com seus semelhantes. Qualquer relacionamento envolve expectativas, responsabilidades, vantagens e decepções, pois o fato de envolver ao menos duas pessoas já se faz disso, um envolvimento, algo excepcional. E ter de conviver eventualmente e ainda depender de outro indivíduo pode não ser confortável para muitos.

Lidar com pessoas não é tarefa fácil para ninguém, e por isso estamos rodeados de indivíduos criticando os que estão a sua volta. É involuntária essa ação, contudo o ser humano se esquece de que a crítica é fútil, ela não agrega valor ao que critica e menos ainda a quem foi criticado, pois coloca a pessoa na defensiva, faz com que o criticado se esforce para justificar o contexto. A crítica fere o orgulho da pessoa, não opera mudanças duradouras e gera ressentimento. Por isso, não critique, não julgue as pessoas, cada um sabe a guerra interna que vivencia no seu dia a dia e não é necessário que haja mais uma opinião sobre as atitudes das pessoas.

O meio mais eficiente para desenvolver o que de melhor há em um homem é a apreciação sincera e o encorajamento sobre aquilo que ele faz ou representa. Apreciar as pessoas é um dom que poucos sabem quão poderoso e efetivo é, e pode ser feito com pequenas atitudes. Demonstra que a pessoa está ali, observa e tem um senso de julgamento positivo, o que, de fato, eleva o ego e a autoestima de qualquer indivíduo.

Desperte uma forte vontade na outra pessoa para querer melhorar, seja da forma que ela quiser, mas ajude-a a se conscientizar dessa necessidade e o quão enriquecedor pode ser embarcar nessa aventura. Essa pessoa tem que querer, de verdade, investir no seu crescimento pessoal diante das adversidades da relações humanas.

Em resumo, é importante e necessário conhecermos estratégias para lidar com as pessoas no dia a dia, dessa forma fortalecemos as relações que criamos ao longo da vida e temos a oportunidade de tornar tais relações menos desgastantes.

Percebendo, assim, a importância do comportamento e de entender o ser humano. E, desta forma, procurar novas perspectivas de fortalecer as relações humanas interpessoais, fortalecendo também o desempenho profissional, familiar e pessoal, fazendo com que os seres humanos atinjam seus objetivos e superem as metas que agregam valores ao que buscam.


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.

  0   0

DÉBORA CRISTINA FERREIRA VELOSO

Master Coach

Profissional com experiência em empresas do segmento de saúde e bem-estar, atuando na área comercial e relacionamento com clientes. Atuação em vendas de produtos / serviços e no atendimento a clientes, identificação de necessidades, divulgação de ações promocionais para impulsionar as vendas e garantir qualidade no atendimento.