Durante anos atuando em Recursos Humanos de pequenas e grandes empresas, nacionais ou internacionais, sempre me deparei com a forma como muitos profissionais de recrutamento e seleção lidam com a questão de escolher “a pessoa certa para o lugar certo”: muitas vezes alheios ao fato de que estamos diante de um indivíduo, com uma história de vida única e seus sonhos, medos, anseios, traumas, famílias.

Com frequência deixamos que a “síndrome do micro poder” cerque nossos egos e nos cegue para o fato de que estamos diante de uma (ou muitas) pessoa(s) fragilizada(s) em algo que toca a essência de Ser Humano: o Trabalho.

Sabemos que desde os primórdios o homem se organiza em diferentes modelos de trabalho e que desenvolve ferramentas para trabalhar melhor. É com o trabalho que ele conquista seu próprio espaço e o respeito dos demais. É seu trabalho que viabiliza seus sonhos, e lhe permite alcançar estados desejados.

Paramos para nos colocar no lugar do outro? Usamos de empatia e nos perguntamos: como está se sentindo aquele candidato? Alguma vez estivemos desempregados e sabemos como se sente um homem nesta situação?

Sou uma admiradora da humanização dos processos e setores de Recursos Humanos, e torço para que chegue o dia que os profissionais de RH, gestores, líderes, entre outros, atuem em seus processos de escolha com mais cuidado, carinho, empatia, respeito ao próximo, generosidade, sem – contudo – cair no amadorismo. Não podemos conseguir uma recolocação para todos, mas podemos – simplesmente – ser gentis, pois somos todos, apenas, sujeito suposto saber.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Clarice Diniz Pereira Vieira

Life Coach

Psicóloga com 15 anos de experiência generalista em RH´s de grandes empresas nacionais e internacionais, com Formação e Pós Graduação MBA pela UFF. Coach membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Atuando com Avaliações Psicológicas do Trabalho, Clínicas e de Transtornos, Orientação Vocacional, Coaching Pessoal e de Carreira, Cursos e Treinamentos e Psicoterapia.