Ter sucesso na vida profissional pode ter múltiplos significados para você, ter uma situação financeira favorável, viajar para vários países, chegar em casa cedo, poder ter momentos de lazer com sua família, entre outros significados. A grande pergunta é como algumas pessoas se sobressaem mais do que outras? Como algumas pessoas lidam com o stress, como algumas pessoas conseguem atingir suas metas?

Questionamentos nos fazem pensar e sair da zona de conforto. Mas é tão boa esta zona de conforto, pois, nela julgamos as ações com base no que achamos que é correto e não em fatos e evidências, responsabilizamos o outro por aquilo que acontece conosco. Fazemos este movimento pois, admitir nossas escolhas e nossas atitudes geram desconforto e nos fazem refletir sobre como passamos nossa imagem e quais ações fazemos para mudá-la.

Grandes pensadores se questionavam a todo momento, pensavam para além de si próprio, pensavam no planeta. Estes pensadores como Gandhi, Dalai Lama, Steve Jobs, Mandela, Bill Gates entre outros, voltavam suas ações e seus pensamentos para o nível macro. Estes líderes pautavam a sua vida no modo positivo, para ter pensamentos mais claros e nítidos.

E você volta seus pensamentos para quais ações e metas? Ou vive uma vida como Alice no País das Maravilhas obra de Lewis Carrol, quando encontrou o Gato? Alice pediu ajuda perguntando para onde a estrada a levaria, e o sábio gato perguntou; para onde você quer ir? Alice respondeu; não sei, estou perdida. E o Gato disse; para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!

Você já se fez esta pergunta? Onde quer chegar? O que quer que as pessoas pensem sobre o seu trabalho? Quais são suas ações para atingir seus objetivos? Quais são seus valores, sua visão e sua missão? Caso nunca tenha pensado, neste nível macro, a metodologia do coaching pode beneficiar sua vida como um todo, principalmente sua vida profissional!

O coaching é uma metodologia ou processo que virou moda nos anos 1990, juntando o que há de mais importante da gestão de negócios e estratégias, psicologia positiva, terapia cognitiva e filosofia. Por meio de um processo pragmático e estruturado o coaching pode te auxiliar no alcance de seus objetivos e metas. São questionamentos que exigem de nós uma grande reflexão, este processo é diferente da terapia pois, nele não se trabalha o passado, mas sim o presente e o futuro! É diferente de consultoria pois, não sugere nada ao cliente que busca o processo, ele mesmo é responsável por suas ações.

Quem busca o coaching, é pautado no movimento da mudança e do foco, quem muda sua forma de pensar, enxerga o mundo de outra maneira, se responsabiliza por seus atos. Portanto se questionar e pensar fora da caixinha não se trata de ser anormal, mas de ser diferente. E lembre-se só quem pensou diferente que deixou uma marca registrada nesse mundo!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.