Você está no trabalho e discretamente se afasta quando vê alguém de quem não gosta? Ou está naquela reunião e ao ouvir determinada pessoa falar, retira-se emocionalmente se desligando daquele momento? 


Muitas vezes, temos que trabalhar com pessoas que não desejamos ter por perto, afinal, você não pode escolher a sua família e nem os seus colegas de trabalho! 


Você pode descobrir diversas maneiras de evitar alguém, mas isso não resolve o problema. Se quiser evoluir e seguir em frente, precisa achar um jeito de trabalhar com essas pessoas. 


Saia da sua posição 


A melhor maneira de criar rapport é saindo da sua posição e transitando entre outras perspectivas. 


Quando você alega não suportar alguém, está levando em consideração somente o seu ponto de vista e julgando o comportamento da pessoa de acordo com o seu modelo de mundo. Desta forma você diz: 


O outro é muito... 


O outro faz muito... 


O outro me deixa muito ... 


O outro precisa mudar. 


Colocar-se no lugar do outro temporariamente e suspender julgamentos te dará oportunidade de percebê-lo no contexto dele, de acordo com o ponto de vista dele. Se você tivesse a percepção, as escolhas e as experiências já vividas por aquela pessoa como você veria a situação? Se tivesse as responsabilidades e demandas daquela pessoa como é que se comportaria? 


Olhar pela perspectiva da outra pessoa não é fácil, mas se escolher fazer isto poderá compreender o outro e transformar um inimigo em aliado. 


Por trás de todo comportamento há uma intenção positiva. Cada um está fazendo o melhor possível com os recursos que tem. Sendo assim, as pessoas fazem as melhores escolhas possíveis para si mesmas, dada as possibilidades e capacidades que acreditam ter a sua disposição. 


Qual é a intenção positiva que norteia o comportamento daquela pessoa? 


E você, qual é a intenção positiva por trás do seu comportamento? 


É importante separar o comportamento pessoal da intenção positiva que a motivou, e responder a essa intenção e nunca ao comportamento. 


Viu? Olhar de uma maneira diferente trará a você novos significados comportamentais e diversas formas de lidar e novos estados mentais. 




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.