Quais critérios são importantes para você elaborar uma meta? Ela está alinhada aos seus valores? 

Você sabe a diferença entre uma meta e um sonho? A meta é algo específico, rico em detalhes, já o sonho é um desejo que não é detalhado sendo algo mais vago e abstrato.

Vamos ao exemplo do sonho ou desejo: Eu quero viajar para a Europa em 2017.

Agora veja o que é uma meta: Eu quero viajar para Europa, visitar a Itália, no dia 10 de julho de 2017, com a minha esposa; A viagem vai durar 10 dias e vamos passar por Veneza, Roma e Milão.

Agora compare os exemplos a seguir e veja a riqueza nos detalhes do exemplo número dois. 

É importante que a sua (s) meta (s) para 2017 tenha esses detalhes, para que ocorra um envolvimento emocional que te proporcione imaginar perfeitamente os lugares por onde vai passar, e quem estará ao seu lado no exato momento que você estiver no local escolhido.

Outro detalhe importante ao elaborar uma meta é colocar data, pois isso gera uma sensação de autocobrança, você olhará para a sua meta e calculará os dias que faltam de acordo com a data então estipulada. Assim será possível a mensuração dos resultados que está tendo, trazendo uma percepção real se você está próximo ou distante da meta, e se precisará acelerar algumas coisas para que a viagem aconteça na data estipulada ou se você precisará alterar a meta, colocando-a mais adiante ou antecipando a mesma.

Esse é o poder de uma meta bem elaborada, que te dará uma visão magnífica de onde você se encontra (estado atual) e a qual distância está a sua meta (estado desejado).

Nesse texto eu utilizei com exemplo uma viagem, mas você pode utilizar essa estrutura para qualquer meta, seja comprar um carro, melhorar o relacionamento com a pessoa X, conquistar uma promoção Y, mudança de carreira, conquistar o peso Z, etc.

Basta seguir essa sequência:

Qual é sua meta?

Quando especificamente você quer alcançar, realizar, conquistar a meta? (Dia, mês e ano)

Com quem você quer estar ao alcançar, realizar, conquistar essa meta?

Em qual local você quer estar ao receber a notícia que chegou, alcançou, realizou, conquistou a meta?

Esses são os passos iniciais para você começar a elaboração da sua meta.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.