Como alcançar metas e realizar sonhos?
Passo a passo de como definir metas

Um dos fatores que mais impedem as pessoas de saberem como alcançar as metas é não saber como defini-las. Por isso, antes de mais nada, iremos considerar um passo a passo bem simples quanto a esta definição.

Estabelecer algo possível - Ao estabelecer metas, sejam elas referentes a um processo de emagrecimento, aprovação em um concurso público ou vestibular, sair das dívidas, fazer uma transição de carreira, etc., é imprescindível que elas sejam possíveis de serem alcançadas no curto e médio prazo.

Para isso, é necessário considerar o seguinte: As grandes realizações, como mudar de carreira, por exemplo, devem ser compreendidas como objetivos e não metas. Por quê?

O objetivo é algo maior e exige mais tempo para ser plenamente alcançado. Já as metas consistem no conjunto de ações a serem realizadas que, somadas, resultarão no alcance do objetivo.

Definir metas é “esmiuçar” o objetivo - Seguindo o exemplo da transição de carreira como objetivo, quais seriam as metas de curto e médio prazo a serem alcançadas? Elas seriam basicamente:

Pesquisar sobre como fazer uma transição de carreira (falar com profissionais especializados, ler livros sobre o assunto, procurar histórias de profissionais que fizeram esta transição etc);

Fazer um planejamento financeiro e começar a se preparar melhor para um futuro pedido de demissão;

Fazer cursos, participar de eventos e workshops na área em que se pretende atuar, familiarizando-se com a nova carreira;

Adquirir experiência prática na nova carreira antes de deixar definitivamente o emprego atual.

Este exemplo deixa claro que para atingir um grande objetivo, é necessário “esmiuçá-lo” em ações menores. Essas são as metas. Portanto, realizar uma a uma delas é fundamental para que o resultado esperado seja alcançado.


Depois da definição das metas, tendo como base o objetivo a ser alcançado, é o momento de saber como cumprir uma a uma. Para isso, é necessário:

Definir prazos - É impossível alcançar metas de maneira eficaz sem antes estabelecer prazos. Por isso, é preciso trabalhar com um prazo realistas para cada meta. Esse prazo deve levar em consideração o grau de dificuldade, tempo de dedicação, possível investimento e a importância de tal meta em relação objetivo. 

Manter o foco - A falta de foco é uma das grandes vilãs no que se refere à como alcançar as metas. E isso é ainda mais grave nos dias atuais, quando ao tempo todo, somos bombardeados com inúmeras informações seja pela TV, redes sociais, WhatsApp, entre outros.

Portanto, para quem deseja cumprir metas pessoais ou profissionais e conseguir alcançar os objetivos, é indispensável manter o foco no que realmente interessa. Para manter o foco, é preciso ser drástico ao identificar e eliminar as situações que favorecem as distrações cotidianas.

Oferecer recompensas - De acordo com os psicólogos, as pessoas ainda tendem a condicionar o desempenho a fatores de compensação. Por isso, vale a pena ao cumprimento de cada meta, se presentear com pequenas e prazerosas recompensas, assim como as empresas costumam fazer com uma equipe de vendas, por exemplo.

Algumas opções de recompensas ao cumprir cada meta estipulada podem ser: Ir ao cinema, sair para jantar em um lugar agradável, comprar um livro etc. O importante é que esta recompensa seja algo realmente significativo.

Além disso, o sabor das pequenas vitórias favorecerá o aumento da energia e motivação no que diz respeito a como alcançar as metas de maneira rápida e eficaz.


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.