A envelhescência é um conceito novo, trata-se do período entre 45 e 65 anos, que caracteriza a fase entre a maturidade e a velhice. É um período de muitas mudanças e desafios. A velhice deve ser encarada como parte importante e saudável da nossa existência.

É importante manter a mente ativa e se preparar para um novo estilo de vida. Projetos de vida são fundamentais para garantir um envelhecimento sadio. A jovialidade é condição para conviver com as mudanças.

Há vários casos de pessoas que envelhecem usando suas experiências e criatividade para estimular os mais jovens. Essas pessoas não se colocam como professores, mas sim orientam e trocam conhecimentos com os mais jovens. São pessoas que absorvem as mudanças, que vivem o presente e não lamentam o passado, estão sempre abertas para viver e promover novas experiências. Na televisão temos vários exemplos de pessoas idosas que ainda trabalham, como a grande Fernanda Montenegro e a incrível Laura Cardoso. Porém, não apenas artistas podem ser produtivas e criativas.

Essa atitude positiva está sendo absorvida e valorizada por várias empresas, pois percebem que equipes compostas por profissionais experientes e por jovens tendem a reforçá-las. Por exemplo, garantindo a continuidade e a qualidade dos serviços e/ou produtos quando os mais velhos se aposentam. Pois, tanto os mais velhos repassam suas experiências aos mais jovens, quanto os mais jovens vão apreendendo procedimentos e a maneira de lidar com os desafios do trabalho no cotidiano.

Entretanto, para que entremos nesta nova fase de nossa vida, é preciso que tenhamos metas, que se visualize o que podemos fazer. É a época que temos que fazer coisas que nos dê prazer, que nos renove, que nos faça renovar a cada dia.

O que um processo de coaching pode contribuir para que os envelhecentes tenham clareza e se preparem para viver a nova fase da vida que se aproxima? O processo de coaching pode nos ajudar a aguçar nossa percepção, a verificar o que queremos fazer de fato na envelhescência para ter uma velhice ativa, prazerosa e melhor qualidade de vida. Ajuda-nos a conhecer nossos pontos fortes e nossos desafios para alcançar o que queremos. E, também, nos apoia a perceber o que de fato é importante nessa fase da vida.
Transforme sonhos em realidade



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.