Segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente, 7 de 10 pessoas estão insatisfeitas com o seu trabalho. O que será que faz uma pessoa que estuda anos em curso de graduação e quando vai para o mercado de trabalho não fica satisfeito? Será que falta autoconhecimento para aproveitar melhor suas potencialidades? Será que falta visão de onde realmente quer chegar? Será que ele não tinha conhecimento de como realmente era o mercado de trabalho da sua área?
O fato é que se não sabemos onde queremos chegar, qualquer lugar serve, já que não temos um parâmetro, podemos ir para um lugar que nem sempre nos deixa realizado.
É muito comum encontrarmos recém formados ou que estão concluindo a graduação, com medo, insegurança, que acreditam que poderiam ter feito diferente, aproveitado mais a universidade e as oportunidades. E às vezes vão atuar em uma determinada área não porque é o que realmente quer ou se identifica, mas por ter experiência na área, que poderia ter sido adquirido enquanto estava na universidade.
O processo de Coaching pode fazer uma grande diferença na trajetória de universitários, fazendo uma grande diferença na sua vida profissional. No Coaching o Coachee (cliente) tem a oportunidade de se autoconhecer, se apropriar das suas potencialidades, pontos fortes, pontos a melhorar, de refletir onde está no momento atual e traçar onde quer chegar, e poder alinhar com os seus valores, com o que ele acredita, com o seu propósito de vida.
Pode acontecer de o universitário não ter clareza de onde quer chegar, ter dúvidas, mas é possível trabalhar para que ele pense de forma diferente. Lembrando que o Coach não dá as respostas, ele estimula o cliente a pensar de forma diferente, a abrir seus horizontes, suas perspectivas.
No processo de coaching trabalhamos desde o planejamento até a ação, melhoria contínua e o resultado. Através do planejamento de onde quer chegar, é possível traçar a rota, o plano de ação, ou seja, agir, continuamente se aperfeiçoando para atingir o resultado.
Dessa forma, o universitário tem a possibilidade de chegar no fim da graduação com mais segurança, já com uma rota, com um percurso e até inserido no mercado de trabalho e na área que almeja.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.