Neste momento de dúvidas, o autoconhecimento se torna fundamental. Com isso, é possível evitar que decisões equivocadas surjam novamente para não causarem uma frustração ainda maior que a anterior. É exatamente este ponto que desenvolvo com meus clientes, pois entendo que todo desafio de desenvolvimento é único, e não há uma fórmula mágica para alcançá-lo.

O trabalho de coaching se torna um grande diferencial no momento da busca por melhorias na atuação, e vale lembrar que o coach deve sempre respeitar as particularidades dos seus coachees (clientes) e auxiliá-lo no seu desenvolvimento.

O estilo de vida almejado e as habilidades do indivíduo que busca um novo espaço no mercado precisam estar em sintonia com suas metas e objetivos. Além da vontade de mudança, é importante possuir conhecimento e autoconfiança para o que está prestes a executar. Através de ferramentas e técnicas de coaching é possível ajudar o coachee a se conhecer melhor, a enfrentar contratempos e obstáculos com mais agilidade e a tomar decisões mais assertivas, agindo sempre com segurança, confiança e foco.

O novo ciclo pode ocorrer a qualquer momento da vida, sem uma idade certa para a substituição de planos. Há pessoas que escolheram seguir a profissão do pai ou de alguma forma não conseguiram desenvolver sua a verdadeira vocação profissional, e então após os 40 anos, já com mais maturidade, conseguem identificar o que buscam de fato para uma vida profissional plena.

Nesses casos, o primeiro passo é aceitar que provavelmente você vai deixar de ser sênior no que faz para ser júnior no início da nova profissão. Pode parecer assustador, mas se encarado com determinação, o desafio será plenamente realizado.

O coaching vem sendo cada vez mais buscado por pessoas que desejam transição de carreira, aperfeiçoamento e desenvolvimento dentro de sua atual função ou em novos negócios. O processo de coaching ajuda organizar as ideias, encontrar soluções, estabelecer prioridades e, de fato, descobrir se aquele tão sonhado emprego ou trabalho é realmente congruente aos objetivos de vida.


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Fernanda Neves Barbosa Dall'Anese

Master Coach

Life Coach e Analista de Perfil Comportamental DiSC diplomada pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), com certificação da The Internacional Association of Coaching. É também Administradora de Empresas graduada pela Universidade Mackenzie de São Paulo e pós-graduada em Administração e Organização de Eventos pelo Senac.