A saúde pública no Brasil passa por um processo de má gestão. O impacto dessa ação gera o colapso do Sistema Único de Saúde e provoca mortes evitáveis em todo o país. A saúde pública sofre com o sucateamento dos serviços, falta de equipamentos hospitalares, desmotivação da equipe, caos no atendimento e demanda reprimida que coloca em risco de morte milhares de pessoas.

O que o processo do coaching tem relação com tudo isso? O coaching é o guia para que o desenvolvimento humano ocorra de forma saudável, ética, humanizada e empoderadora.  A SLAC® Coaching relaciona os benefícios e vantagens como aumento da produtividade, desenvolvimento da inteligência organizacional, assertividade do time, foco na solução dos conflitos, redução do nível de estresse, baixo absenteísmo e melhora na performance. 

A área da saúde entra em colapso quando o profissional da saúde, durante sua formação acadêmica, recebe todos os fundamentos necessários para um excelente diagnóstico, procedimentos e   condutas para evitar a morte ou tratar a doença e, ao adentrar no serviço, se vê na “faixa de gaza”, sem medicamentos, insumos, excesso de pacientes. Nada parecido com sua prática durante a formação.

Entra aí a desmotivação, a decepção e a falta de metas devido a passar a maior parte do tempo resolvendo problemas evitáveis que, com uma gestão de qualidade e humanizada, a tensão do serviço é controlada e os profissionais conseguem atender a demanda, sem acúmulos. 

A responsabilidade pela vida das pessoas e pelo bem-estar é de um grupo de pessoas que vai além daquele que está diante do paciente. São administradores, almoxarifes, técnico em informática, radiologistas, enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem, recepcionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos, higiene e limpeza, nutricionistas, motoristas, socorristas, além dos engenheiros clínicos que cuidam da saúde dos equipamentos.
Transforme sonhos em realidade

Esses profissionais, ao passarem pelo processo de coaching, conseguem identificar suas necessidades e competências. Assim, o serviço de saúde passa por uma transformação: a resolução de conflitos é impactante e   resulta no aumento do faturamento, na diminuição das reclamações e na motivação dos colaboradores.   Os profissionais, ao passarem pelo coaching, se fortalecem e lidam com a realidade de forma positiva e resiliente. Conseguem persuadir os responsáveis pelos serviços a oferecer estrutura adequada e responsável. 

Um serviço de saúde, seja em um hospital ou unidade de saúde, não apresenta 100% de felicidade. Existem momentos de felicidade pela cura e momentos tristeza.   É um espaço de paz e caos, de silêncio e grito. Conviver nesse ambiente não é para pessoas de baixa performance, que fofocam e são más.

O coaching é um aliado dos gestores, já que ele oferece solução, organização de equipe e, principalmente, o apoio para as pessoas serem felizes por meio do autoconhecimento e descoberta de suas competências. 

Trata-se de uma ferramenta libertadora!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.