Vamos então aos fatos!

O significado dado à palavra inglesa Coaching no dicionário Michaelis, é treinamento. Já à palavra Coach são dados vários significados, sendo os primeiros carruagem, vagões e automóvel que transmitem a ideia de algo, que conduz uma pessoa de um lugar a outro. Os seguintes significados se referem ao treinador, técnico ou preparador, dando a ideia de alguém que apoia o outro nos seus processos de desenvolvimento e evolução.

A Comunidade Internacional de Coaching (ICC) fala sobre o uso dessas palavras aplicadas aos esportes e destaca como as práticas de Coaching foram alcançando outras áreas. A SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching destaca que desde a década de 1960, o Coaching inicia sua adaptação para o molde de negócios e vem sendo aprimorado e comprovando resultados, independente do tamanho da empresa que o adota. Moda antiga essa!

Sabemos que o Coaching é um processo estruturado com foco na solução de problemas pelo qual a pessoa vai obter seu desenvolvimento pessoal e/ou profissional. Um profissional de Coaching é altamente comprometido com o resultado de seus clientes apoiando-os no seu processo de conquista de resultados positivos. Somando as ferramentas utilizadas no processo de Coaching às competências do Coach (profissional de Coaching), o Coachee (cliente) aumenta suas chances de atingir a meta desejada. Tomara que essa moda antiga pegue!

Instituições sérias estão presentes no país fazendo pesquisas e oferecendo diversos cursos com o propósito de informar ao mercado como o Coaching é valioso e, de dispor a ele profissionais capazes de aplicar o processo com excelência. Além disso, os profissionais de Coaching são orientados a seguir um Código de Ética e tomam a consciência de que o Coaching lida com seres humanos e não devemos fazer distinção alguma entre eles.

O que acontece é que a demanda desse profissional tem sido crescente fazendo com que mais pessoas se interessem em atuar nessa profissão. Daí, é necessário ter o cuidado com a escolha do profissional. 

Transforme sonhos em realidade
Tomara que pegue essa “moda” continue crescendo exponencialmente fazendo cada vez mais diferença na vida das pessoas. 

Um grande abraço e até o próximo artigo.


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  1   0

Viviane Guerra da Silva

Master Coach

Veja www.vivianeguerra.com.br Conteúdos em www.vivianeguerra.com.br/carreiradesucesso