Tente pensar em como tem levado a vida, nas decisões que toma, nas escolhas que faz, agora responda: Você está onde gostaria ou foi imposto a esse lugar? O que você espera do seu futuro? O que você fará daqui cinco anos? Quais são seus sonhos, ambições e metas?

O Coaching é justamente a junção do seu estado atual com seu estado desejado, ou seja, onde você esta e aonde deseja chegar. Algumas pessoas jamais fizeram essas reflexões ao longo da sua vida, e por mais que pareça demagogia, quando não se sabe para aonde ir qualquer caminho serve.

Hoje, quando me perguntam o que eu faço, prontamente eu repondo: “Eu faço as pessoas realizarem coisas”. O profissional desta metodologia irá apoiá-lo durante sua jornada, irá desafiá-lo a sair da sua zona de conforto, e o mais importante, lhe apresentará o significado da expressão “Insperiência”.

Quando falamos de experiência podemos defini-lá como uma forma de aprendizado, uma tentativa ou até mesmo um ensaio. A experiência é algo comum e rotineiro, ao longo do dia passamos por diversas situações que nos trazem algum ensinamento, seja este positivo ou negativo. Porém esses ensinamentos só fazem sentido quando o conceito e a aplicação da expressão “Insperiência” estiverem presentes. Para aprofundar essa discussão eu o convido a imaginar a situação abaixo:

Uma mulher de aproximadamente 35 anos, com uma vasta experiência profissional e uma carreira consolidada, procura um coach com uma meta clara e objetiva: Emagrecer 20 Kg. Durante o processo é nítido que a mesma possui uma crença limitante em relação a sua meta, pois em diversos momentos a mesma cita que “é impossível uma pessoa ser bonita e inteligente ao mesmo tempo”. Sem entrarmos na definição do conceito de beleza, pois o mesmo é vasto e varia de acordo com cada indivíduo. Pense, isso é realmente impossível? Você conhece alguém que seja bonito e inteligente ao mesmo tempo, e o contrário?

A questão aqui levantada é simples, esta mulher cresceu ouvindo dos pais que uma mulher negra e pobre tinha a obrigação de ser inteligente, portanto ao longo dos anos a mesma se dedicou tanto aos estudos que realmente se tornou muito inteligente, porém deixou de lado outros aspectos como a beleza, para ela fazer a unha, arrumar o cabelo ou simplesmente cuidar do seu corpo não passava de uma futilidade, e pessoas inteligentes e bem sucedidas não poderiam perder tempo com estas tarefas.

Durante sua sessão o coach a desafia a quebrar estes paradigmas e ao fim a cliente consegue ressignificar seu pensamento e sai dessa experiência com a seguinte frase: “Beleza é um tipo de inteligência”.

O papel do profissional de coaching aqui era proporcionar ao cliente uma experiência através de ferramentas que modifiquem sua percepção, fazendo que dessa forma a mesma se aproxime de sua meta. Este é o significado do conceito insperiência: Algo que nos muda de dentro pra fora, que muda a maneira como nós enxergamos a nós mesmos e ao mundo a nossa volta.

Portanto o processo de Coaching nada mais é do que uma desafiadora experiência externa que lhe permitirá Insperimentar (internamente) novas atitudes, comportamentos e habilidades que o levaram rumo ao seu objetivo.

E você, tem vivido mais experiências ou insperiências?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Fernanda Aparecida Moreira de Souza

Life Coach

Formação em Coaching com foco em conceitos e técnicas que elevam o Desenvolvimento Humano, Analista Comportamental (Disc), graduada em Recursos Humanos, pós graduada em Psicologia Organizacional com expertise e atuação nos processos de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes