Mudanças tecnológicas, culturais e políticas, intensas e profundas, em todo o mundo exigem dos gestores empresariais uma maior atuação como líderes, dos quais se passa a exigir, naturalmente, “menos gestão e mais liderança”. Por isso, os programas, anteriormente conhecidos como de “desen­volvimento gerencial”, vêm sendo substituídos por “programas de coaching executivo voltados ao desenvolvimento de competências de liderança”, ou, simplesmente, “programas de desenvolvi­mento de líderes”.
O Círculo Interno do Líder é um grupo formado por 6 a 10 colegas de trabalho relevantes – incluindo pares, chefe(s) e subordinados diretos do líder. O processo de coaching executivo do líder envolvendo este grupo que lhe é próximo é mais uma inovação recente, decorrente de pesquisas e da prática do coaching em diversas empresas. |2

O coaching pode ser iniciado pelo chefe imediato do líder, pelo executivo de RH da empresa, ou pelo próprio líder. Em apoio ao líder, o coach responsável – interno ou externo – deve dar os passos a seguir:

• Definir o Círculo Interno do Líder – parte ativa no processo de coaching ora iniciado.
• Conduzir uma Avaliação 360º (questionário e entrevistas) junto aos integrantes do Círculo Interno, visando identificar comportamentos do líder que estão lhe dificultando alcançar resultados desejados.
• Apresentar ao líder as conclusões da Avaliação 360º – sem identificar as fontes individualmente, e escolher – inicialmente – 1 ou 2 comportamentos críticos para melhorar.
• Ajudar o líder a definir um plano de ação, para início imediato e conclusão em 4 a 6 meses (o líder comunica pessoalmente as suas metas aos integrantes do seu Círculo Interno).
• Obter, a cada 30 dias, feedback/ feedforward dos integrantes do Círculo Interno (entrevista) acerca da evolução de comportamentos do líder, com breves observações também sobre mudanças de comporta­mento dos próprios integrantes do Círculo Interno (ver Compromissos, adiante).
• Apresentar ao líder, a cada 30 dias, uma síntese do feedback/ feedforward recebido – sem identificar as fontes individualmente.
• Trabalhar com o líder as eventuais dificuldades encontradas, na continuidade do processo.

Ao iniciar o processo, o coach orienta o líder a manter conversas pessoais e oportunas, com os colegas do seu Círculo Interno, para obter observações e sugestões ocasionais acerca da evolução de seu treina­mento/ processo de mudança.

O coach também orienta os integrantes do Círculo Interno sobre os Compromissos (a seguir) que assumem com o processo, perguntando a cada um, separadamente: “Qual o comportamento que você gostaria de mudar (em você) para conseguir um impacto significativo no seu desempenho – na empresa e fora dela?”.

Compromissos do Círculo Interno do Líder com o processo

Os participantes escolhidos para compor o Círculo Interno do Líder são orientados quanto aos seguintes pontos:

• Manter um olhar positivo e voltado para o futuro – i.e., deixar para trás qualquer dificuldade por ventura havida, no passado, com o líder.
• Apoiar e incentivar o líder em seus esforços de melhoria.
• Passar, a cada 30 dias, um feedback/ feedforward formal para o líder – através do coach.
• Escolher um comportamento (pessoal) para mudar – e, com a ajuda do coach, desenvolver um plano de ação para isso, avaliando o seu progresso, de forma breve, a cada 30 dias.

O que separa o Coaching Executivo com o Círculo Interno do Líder de outros treinamentos e modelos de coaching executivo é o envolvimento e a responsabilidade dos integrantes do Círculo com o processo.

Saber que outras pessoas estão comprometidas com o processo, ​​cria uma cultura de mudança favorável, que aumenta significativamente as chances de sucesso de uma mudança de comportamento positiva e susten­tável – no líder e em todos os integrantes do seu Círculo Interno (nestes últimos, compreensivelmente, em menor grau).

________________
2 | Ver, por exemplo: Goldsmith, Marshall; e Morgan, Howard. “Liderança é um Esporte de Contato.” Strategy+Business, Fall 2004; Goldsmith, Marshall. “Tente Feedforward em vez de Feedback.” Leader to Leader Institute, 200. “Executive Coaching Model: Inner Circle Coaching.” Chief Learning Officer, Dec 2013.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.