O coaching ainda é algo “turvo” para muitas pessoas. Talvez por reunir características de diferentes áreas e pelas semelhanças com outros processos.
Por isso resolvi trazer, não outro texto para falar sobre o que é coaching, mas sim sete definições assinadas por profissionais que são referência na área.

A ideia é que você possa ter uma visão mais ampla, aprofundar o seu conhecimento e tirar de vez essa pergunta da sua lista.

Se este é o seu primeiro contato com o assunto, antes de continuar, sugiro que leia algum texto explicativo sobre a metodologia, assim você aproveitará melhor o conteúdo abaixo. 

1 - Timothy Gallwey:
“Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas.”

2 - Thomas Crane:
“Uma ação de guiar pessoas desafiando-as e apoiando-as na busca de seus objetivos de desempenho pessoal e organizacional.”

3 - Mary Beth O’Neill:
“Uma relação de confiança em que o coach se torna um parceiro na jornada do executivo na busca de uma maior competência e eficiência.”

4 - Dotlich & Cairo:
“Um processo que fomenta o autoconhecimento e cujo resultado é a motivação para a mudança, bem como o direcionamento necessário para que essas mudanças ocorram de modo a ir ao encontro das necessidades organizacionais.”

5 - John Whitmore:
“O coaching não é meramente uma técnica a ser executada e rigidamente aplicada em determinadas circunstâncias. É um modo de gerir, uma forma de tratar as pessoas, uma maneira de pensar, um modo de ser.”

6 - Sulivan França:
“Coaching é um processo com foco 100% em solução, visa apoiar a pessoa que busca um desenvolvimento seja, com foco pessoal ou profissional.”

7 - Marian Thier:
“Desenvolve as habilidades e o conhecimento de uma pessoa para que melhore seu desempenho profissional, a fim de que sejam alcançados os objetivos da organização. Tem como propósito efetivar um alto nível de atuação e progresso no trabalho, embora também possa ser impactado na vida privada do indivíduo. Geralmente tem curta duração e focaliza habilidades e metas específicas.”



Este texto foi adaptado para o modelo de artigo exigido pela Sociedade Latino Americana de Coaching.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.