O coaching tem crescido de forma extraordinária e tem sido um grande aliado para muitas pessoas e negócios. Com a disseminação do conhecimento e das informações que reforçam o poder que o coaching traz a vida do cliente, algumas dúvidas também surgem, uma delas é: a diferença entre o coaching e a consultoria, você sabe?

Hoje você aprenderá as principais diferenças sobre coach e consultor. Primeiro, o coaching não se limita somente a uma área de atuação. Ou seja, mesmo que o coach seja formado na área de exatas, ele pode trabalhar com a área de humanas, junto ao seu cliente. Qualquer profissional pode fazer parte de um processo de coaching e o coach pode agir em segmentos bem diferentes, caso queira.

O mais importante no coaching é saber aplicar de forma estruturada as técnicas. Geralmente as pessoas confundem muito o termo coach e consultor, achando que se trata da mesma coisa, quando isso não é verdade. O coach não é um aconselhador. E o coaching trata-se de um método que engloba técnicas específicas e estratégicas – que são aplicadas, no intuito de promover êxito com as realizações em quaisquer tipos de áreas, seja ligado a relacionamento, amor, projeto de vida, valores, superação de barreiras, ou profissionalmente.

A consultoria é mais objetiva – trata-se de um método e atuação na carreira ou negócios. Dessa forma, envolve especializações, e metas definidas. Enquanto o coaching desenvolve as pessoas para aprenderem a encontrar as respostas por si mesmas, a consultoria orienta e guia.

O coaching não é um serviço que já vem pronto, como comer um alimento enlatado, tem a ver em como fazer a receita de bolo, colocar para assar, para então, finalmente poder comer e ver o resultado. A metodologia do coaching vai fazer com que você se desenvolva, descubra em si as forças e falhas, e assim possa mudar o curso de sua realidade.

Já a consultoria é diferente, você já compra o bolo pronto e come! Essa analogia segue apenas a título de comparação. Ou seja, na consultoria existem regras estabelecidas, condutas, métodos estabelecidos, direcionamento. Não envolve descobertas ou uma construção minuciosa, no passo a passo.

Benefícios do coaching e da consultoria

1. O coaching estimula o indivíduo a encontrar o caminho sozinho – possibilitando reforçar o autoconhecimento e a forma de lidar com as coisas ao redor.

2. A consultoria já o mostra, soluciona o problema, mas não há uma compreensão aprofundada dos erros e acertos, assim, pode ser que se obtenha sucesso com o problema X e mais a frente se tenha fracasso com o problema Y.

A maior diferença é porque coaching é construção, participação ativa, descoberta.

Consultoria é resolver, sem compreender a complexidade das questões envolvidas.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.