Certo dia eu estava conversando com uma futura cliente para apresentar como eu trabalho e entender as expectativas dela com o processo de coaching que iríamos começar. E sempre que eu inicio uma conversa com alguém interessado em me contratar como coach, pergunto para essa pessoa o que ela entende por coaching.

Eu faço esse questionamento pois gosto de entender que memórias e suposições essa pessoa tem sobre a metodologia. Existem pessoas que acreditam que o coaching é uma terapia, ou um processo de aconselhamento, um processo de mentoria e também como uma consultoria. Na verdade, o coaching é diferente de todas essas alternativas, e não substitui os demais serviços. Cada um tem um imenso valor para quem recebe, atendendo a necessidades diferentes. 

O coaching é um processo de desenvolvimento e maximização de performance humana, no qual o cliente tem o apoio do profissional para chegar ao estado desejado.

E eu sempre faço aquela pergunta que citei acima justamente para esclarecer esse aspecto e alinhar com ele o tipo de resultado que eu irei entregar, se ele me contratar.

Bem, mas dessa vez, foi um pouco diferente. Essa minha cliente sabia que coaching não é terapia, consultoria ou mentoria. Ela entendia a diferença entre cada um desses serviços, mas o que ela não conhecia era a diferença entre o processo de coaching que o gestor dela estava fazendo na empresa e o tipo de coaching que eu ofereço.

Foi então que eu expliquei a diferença para ela. O processo que é realizado nas empresas é chamado de Coaching Executivo, e é utilizado para que o profissional que atua na empresa desenvolva as competências necessárias para gerar o resultado traçado pela organização. 

Ou seja, quando o seu líder ou gerente está em um processo de coaching dentro da empresa, ele está passando por um desenvolvimento e maximização de suas competências para conseguir atingir os objetivos que a companhia colocou para ele. 
Transforme sonhos em realidade

Para complementar o questionamento da diferença do Coaching de Vida para o Executivo, expliquei que o primeiro trabalha em cima de metas pessoais e de carreira, como juntar dinheiro, mudar de profissão ou ter um crescimento dentro da empresa que trabalha, emagrecer, melhorar a comunicação com as pessoas, entre outros aspectos. 

Explicando sobre as técnicas e ferramentas apropriadas, mostrei para a minha futura cliente como eu poderia apoiá-la para que ela identificasse onde precisa se desenvolver para conseguir conquistar o que deseja, dando a clareza sobre o que quer conquistar, fazendo com que ela percebesse onde buscar os recursos para colocar o seu objetivo em prática.

A metodologia coaching oferece um campo muito vasto, com técnicas e ferramentas muito avançadas e úteis para obtermos alta performance em tudo o que fizermos. Profissionais, empreendedores, executivos, pessoas em fase de decisão profissional, jovens em início de carreira, pessoas em busca de uma transição profissional, o Coaching de Vida será o suporte necessário para conquistar os seus objetivos mais particulares.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.