Coaching é transformação. É como no processo de transformação da lagarta em borboleta, em que, na ação de romper o casulo, as asas da borboleta vão se fortalecendo para atingir a sua meta; voar. É no processo de responder aos questionamentos do profissional (coach), é no processo de buscar dentro de si as ações que precisará praticar, que o cliente (coachee) se fortalece para percorrer o caminho que o levará a alcançar a sua meta. Seja ela pessoal, de relacionamento, de carreira, de esporte, artística, etc.

O Coach, utilizando o seu saber pessoal, fruto de suas experiências, o saber teórico-científico, adquirido nas formações e com o suporte das inúmeras ferramentas que a metodologia disponibiliza, conduzi o coachee nesse mergulho em si mesmo e o apoia no processo de planejamento e sistematização das etapas e passos a serem dados, no caminho em direção à meta.

A autopercepção por parte do coachee é fundamental para que desenvolva a consciência de si mesmo e das influências internas e externas que atuam no seu dia a dia, na sua percepção da vida, nas escolhas e decisões que toma diariamente.

Essa autopercepção é estimulada pelas perguntas que o coach fará. Perguntas oriundas de uma escuta atenta.

Muitas vezes, agimos inconscientemente, guiados por crenças que absorvemos ao longo da vida, boa parte delas quando ainda éramos crianças e ouvíamos das pessoas mais velhas: "...dinheiro é um mal necessário..."; "...dinheiro não traz felicidade..."; "...quem muito sobe, quando cai se machuca". Crenças que podem nos levar a autoboicotar o nosso desejo consciente de realização, de obter sucesso e prosperidade.

Transforme sonhos em realidade

O coaching dispõe de ferramentas para, de forma eficaz, apoiar o coachee a identificar a existência de crenças limitantes, desconstruí-las e construir novas crenças que alimentem e expandam o seu potencial.

Há ainda as interferências, sobre as quais Myles Downey, em seu livro "Coaching Eficaz", diz:
"...A interferência normalmente se baseia no medo e dúvida". E mais adiante, acrescenta: "...Nada é um maior obstáculo ao desempenho máximo que a dúvida". E sugere que uma das formas de reduzir a interferência é prestar atenção.

Também, aqui se percebe a eficácia do coaching, quando, nas sessões, o coach facilita para que o coachee foque nos aspectos importantes, a fim de que seus objetivos fiquem mais claros e, a partir daí, traçar estratégias e ações para alcançá-los.

Particularmente, percebo no coaching uma qualidade especial, que é a possibilidade de os coachees incorporarem a metodologia na sua rotina e passarem a utilizar no seu dia a dia, em casa, no relacionamento com os filhos, no trabalho, etc., muitos dos recursos aprendidos nas sessões de coaching.

A palavra mágica é ação. Ação com direção; ação com foco; ação a partir da consciência, da autopercepção.

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo