Tive meus instintos de autoproteção aguçados buscando ferramentas e conhecimentos para o gerenciamento emocional que pudessem ser adicionados a minha experiência na avaliação técnica nas operações no mercado de ações.

Provavelmente você também já se encontrou em situações de verdadeiros xeques, onde a batalha entre o conhecimento e o comportamento se travam dentro de você.

Quando “startamos” uma operação, porque nosso “setup gritou” para entrar, logo sai a razão e entra a emoção, sentimos então aquela euforia quando a tendência é positiva, ou então, aquele frio na barriga e aflição quando o movimento é contrário... até porque, agora o seu dinheiro está em jogo.

Diversos profissionais de traders, passam anos estudando novas técnicas, acompanhando o mercado nos altos e baixos, mas esquecem de estudar seu próprio comportamento. Muitos deles, quando entram na operação acabam saindo da operação antes do seu próprio stop, por não aguentar ver os centavos de um ativo caírem, principalmente se estiverem operando alavancado.

É aqui que o coaching poderá fazer toda diferença nos seus resultados e objetivos. Através de metodologias, técnicas e ferramentas poderosas e com perguntas de alto impacto, o profissional coach aplicará o processo de coaching para orientar você ao seu potencial máximo de performance. O que certamente transformará as tensões em grandes emoções de alegria, aumentando os resultados positivos de seus trades.

Veja abaixo um estudo de caso em uma parte da sessão de coaching:

Um coachee, analista técnico e trader da bolsa de valores, entrou em uma sessão, e seu foco era manter o equilíbrio quando estivesse entrado em uma operação alavancada. Segue breve diálogo:

Coach: “O que te impede de manter seu equilíbrio, quando entra na operação?”
Coachee: “Medo de perder o dinheiro, pois estou alavancado.”
Coach: “O que te faz crer que irá perder o dinheiro?”.
Coachee: “Não sei, é porque este setup tem dado 80% de acerto, então estou com medo desses 20%”
Coach: “E o que você quer ao invés de ter medo desses 20% de chance de perder o dinheiro?”
Coachee: “Na verdade, quero diminuir o risco para menos de 10%”
Coach: “E como você pode fazer isso?”
Coachee: “Vou começar a fazer mais testes, ajustando meus setups com valores menores, para chegar próximo à perfeição.”
Coach: “Não vai mais atuar alavancado?”
Coachee: Enquanto eu não reduzir o risco para menos de 10%, não vou operar alavancado”
Coach: “E quando vai começar a ajustar seu setup para reduzir o risco?”
Coachee: “Já nesta 2a, pela manhã, irei testar com valores mais baixo, para ajustar meu setup com busca de aumentar a segurança da operação acima de 90%”
Coach: “Até a próxima sessão.

Por isso, acredito que a realização de coaching é mais que desejável para todos os traders que desejam ampliar a sua capacidade e aumentar a eficácia do seu desempenho diante dos altos e baixos do mercado.

Bons trades!


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.